Trabalhadores desistem de esperar em congestionamento e atravessam Ponte de Igapó a pé em Natal
Natal, RN 24 de abr 2024

Trabalhadores desistem de esperar em congestionamento e atravessam Ponte de Igapó a pé em Natal

29 de março de 2023
5min
Trabalhadores desistem de esperar em congestionamento e atravessam Ponte de Igapó a pé em Natal

Ajude o Portal Saiba Mais a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

O passageiro de um ônibus que cruzava a Ponte de Igapó, na Zona Norte de Natal, registrou o momento em que dezenas de pessoas atravessam a via a pé por causa do congestionamento. A Ponte está parcialmente interditada desde setembro do ano passado para obras de reestruturação, o que tem resultado em engarrafamentos quilométricos todos os dias.

Estava indo trabalhar no ônibus 29. Já estava lotado, como sempre, porque eu pego ele já bem depois do terminal e acabo indo em pé todos os dias. Quando chegou perto da Ponte de Igapó, já estava com engarrafamento. Vi muita gente descendo pra ir a pé, até ali depois da Compal. Eu desci e fui andando também. Se não me engano, devo ter percorrido uns 2,5 quilômetros a pé, foi quase meia hora andando porque estava tudo parado”, conta Vittor Gabriel, que todos os dias precisa atravessar a Ponte de Igapó para trabalhar em um restaurante nas proximidades do bairro do Tirol.

A estudante universitária Kathelly Isabelle não chegou a atravessar a Ponte a pé, mas em compensação passou quase duas horas no trajeto que, antes das obras, costumava ser feito na metade do tempo. Para conseguir chegar à primeira aula do curso de Ecologia, às 7h50, sem atraso, Kathelly precisa acordar às 4h30 e pegar o ônibus ainda no terminal, para conseguir um assento.

Nesta quarta (29), ela saiu do Conjunto Nova Natal, no bairro de Lagoa Azul, às 5h30. Mas, só conseguiu descer do ônibus, na Avenida Nevaldo Rocha (antiga Bernardo Vieira), depois das 7h, para só então pegar outro coletivo.

Vou pro terminal porque o ônibus já sai cheio de lá. Só desci na parada da Bernardo Vieira às 7:15 pra ainda pegar outro ônibus, porque a aula de hoje era no departamento de Oceanografia, na Via Costeira. Acho que cheguei na sala de 8h10, mais ou menos. No meu caso, devido a esses últimos acontecimentos, a maioria dos professores compreendem os atrasos”, relata Kathelly Isabelle Pereira, estudante do curso de Ecologia da Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

NOVA FASE

De acordo com a Secretaria de Mobilidade Urbana (STTU), a partir desta quarta-feira (29), o lado direito da avenida Felizardo Moura, sentido Zona Norte/ Centro, será liberado para o tráfego de veículos. Nessa nova etapa da obra, a empresa responsável pela execução dos serviços vai trabalhar no sentido Centro/Zona Norte.

Outra modificação prevista é a interdição da rotatória embaixo do viaduto da Urbana, para a construção do túnel. Já na avenida Dr. Mário Negócio, foi sinalizada uma rotatória para otimizar o tráfego de veículos na região.

A STTU que, quem puder, evite o local e busque vias alternativas como a ponte Newton Navarro e o acesso sul do Aeroporto Internacional Aluízio Alves.

A obra na Felizardo Moura prevê drenagem, pavimentação, calçada, ciclovia e a implantação de faixa reversível. Nos cálculos da STTU, a obra vai resultar em um aumento de 30% da capacidade da via, com redução em 50% do tempo de travessia.

ALTERAÇÕES NAS LINHAS DE ÔNIBUS

As linhas de ônibus que ligam a Zona Norte ao Alecrim, Cidade Alta e Ribeira não sofrerão alterações em seus itinerários, assim como as linhas que ligam a Zona Norte à Zona Sul, via Av. Nevaldo Rocha (antiga Bernardo Vieira).

Já na linha N-08 (Redinha/Mirassol, via Rodoviária) haverá desvios a partir da região da Urbana, no sentido Zona Sul, onde passa a subir o Viaduto da Urbana e seguir pela Av. Nevaldo Rocha, entrando na Rua Dr. Manoel Miranda (Av. 11), seguindo pela Rua Aristófanes Fernandes e Av. Industrial João Francisco da Mota, até chegar ao KM-06 para retornar ao itinerário normal.

No sentido Redinha, a linha N-08 passa a desviar a partir da Av. Industrial João Francisco da Mota, entrando na Rua Aristófanes Fernandes, Rua Dr. Manoel Miranda (Av. 11), Rua da Concórdia, Rua dos Paiatis (Av. 12), Av. Nevaldo Rocha, Viaduto da Urbana, Rua Dr. Mário Negócio e acessa a Av. Felizardo Moura, retornando ao itinerário normal.

Também sofrerá desvios a linha N-25 (Redinha/Bairro Nordeste, via Alecrim), que começa a mudar no sentido Bairro Nordeste, a partir da Rua Pres. Leão Veloso (Av. 05), onde entra na Rua dos Paiatis (Av. 12), Rua da Concórdia, Rua Dr. Manoel Miranda (Av. 11), Rua Aristófanes Fernandes, Av. Industrial João Francisco da Mota e chega a Rua Luiz XV, onde segue o itinerário normal.

Já no sentido Redinha, a linha N-25 muda ainda dentro do Bairro Nordeste, vindo na Rua Tomé de Souza e entrando na Rua Getúlio Vargas, Rua Luiz XV, Av. Industrial João Francisco da Mota, Rua Aristófanes Fernandes, Rua Dr. Manoel Miranda (Av. 11), Rua da Concórdia, Rua dos Paiatis (Av. 12), Rua Pres. Leão Veloso (Av. 05) e retorna ao itinerário normal.

Os desvios vão durar enquanto durarem as obras. Em caso de dúvidas, os usuários podem ligar para o Alô STTU, no telefone 156. Pela estimativa da Prefeitura de Natal, cerca de 75 mil veículos atravessam a Ponte diariamente, além das 45 linhas do transporte coletivo responsáveis por cerca de 45% dos passageiros que utilizam o sistema público de transporte em Natal e região metropolitana.

Durante o período de execução da obra, é permitido, somente, o tráfego do transporte público, além dos serviços de urgência, quem tem autorização especial da STTU e serviços públicos.

Confira o vídeo:

https://twitter.com/Soueuvavs/status/1641031782664400896
Apoiar Saiba Mais

Pra quem deseja ajudar a fortalecer o debate público

QR Code

Ajude-nos a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

Este site utiliza cookies e solicita seus dados pessoais para melhorar sua experiência de navegação.