UFRN está entre as cinco melhores do Norte e Nordeste; UERN é a sétima estadual mais bem avaliada em índice IGC
Natal, RN 25 de abr 2024

UFRN está entre as cinco melhores do Norte e Nordeste; UERN é a sétima estadual mais bem avaliada em índice IGC

30 de março de 2023
3min
UFRN está entre as cinco melhores do Norte e Nordeste; UERN é a sétima estadual mais bem avaliada em índice IGC

Ajude o Portal Saiba Mais a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

Pela avaliação do Índice Geral de Cursos (IGC), divulgado nessa última terça (28) pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), a Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) manteve o conceito 4 (o máximo é 5) e elevou o IGC de 3,723 para 3,800. A nova avaliação, que é referente ao ano de 2021, coloca a instituição entre as cinco melhores universidades federais do Norte-Nordeste e entre as 20 do Brasil com maior IGC.

Essa política tem contribuído para fomentar a cultura da avaliação e do planejamento”, avalia o procurador institucional da UFRN, Fabiano do Espírito Santo.

Na mesma avaliação, a Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Uern) também alcançou conceito 4, o que coloca a instituição como a sétima estadual mais bem avaliada no Nordeste.

Estamos muito felizes com esse resultado. Nosso compromisso é continuar levando educação superior pública, gratuita e de qualidade a todas as regiões do Estado, através de nossos Campi. Dessa forma, podemos impactar a vida de pessoas que têm na Uern a oportunidade de terem suas vidas transformadas”, comentou a reitora da Uern, a profa. Cicília Maia.

O índice avalia a qualidade das instituições de educação superior, tanto públicas quanto privadas, com base nas notas dos cursos de graduação e pós-graduação. Entre os critérios utilizados, estão os conceitos da graduação obtidos no Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) e a avaliação dos cursos de pós-graduação pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes).

O levantamento faz parte dos Indicadores de Qualidade da Educação Superior. Além do IGC, também fazem parte da lista o Conceito Enade, o Indicador de Diferença entre os Desempenhos Esperado e Observado (IDD) e o Conceito Preliminar de Cursos (CPC).

Campus Central da Uern em Mossoró

Saiba +

Ranking espanhol aponta UFRN como a 2ª melhor universidade do Nordeste, a 13ª do país e a 21ª da América Latina 

Das 30 melhores universidades da América Latina, 19 são do Brasil. UFRN é uma dessas e a única do Nordeste

Apoiar Saiba Mais

Pra quem deseja ajudar a fortalecer o debate público

QR Code

Ajude-nos a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

Este site utiliza cookies e solicita seus dados pessoais para melhorar sua experiência de navegação.