UFRN mantém aulas noturnas suspensas; veja o que decidiram demais instituições de ensino
Natal, RN 29 de mar 2024

UFRN mantém aulas noturnas suspensas; veja o que decidiram demais instituições de ensino

28 de março de 2023
4min
UFRN mantém aulas noturnas suspensas; veja o que decidiram demais instituições de ensino

Ajude o Portal Saiba Mais a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

Por causa da falta de transporte público no horário noturno em Natal (RN), a direção da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) decidiu manter suspensas as aulas presenciais da noite.

A instituição suspendeu as atividades presenciais no dia 14 depois que o transporte público foi retirado de circulação na capital potiguar devido aos ataques criminosos contra prédios públicos, comércios e veículos durante 11 dias.

As aulas presenciais foram retomadas nesta segunda (27), porém, apenas nos horários da manhã e tarde. Nesta terça (28), os ônibus operam em horário ampliado, porém com recolhimento dos veículos mais cedo do que ocorre em dias normais.

Campus Central da UFRN I Foto: divulgação

O funcionamento começou às 4h45 e vai até às 21h, com uma frota de 260 veículos. Vão circular as linhas 02, 04, 05, 07, 08,15, 21, 22, 24, 25, 27, 29, 30, 33, 33A, 35, 37, 38, 39, 40, 41A, 43, 46, 50, 51, 52, 54, 59, 599, 60, 63, 64, 70, 72, 73, 75, 76, 77, 79, 83, 84 e 588.

Também operaram hoje as linhas do sistema opcional 301, 302, 303, 304, 308, 309, 310, 311, 312, 403, 503, 600 e 604, totalizando frota de 72 veículos.

Até o final do dia, após nova reunião entre a cúpula da segurança pública do Estado e Município junto à Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana (STTU), Sindicato dos Transportes Rodoviários (Sintro/RN) e Sindicato das Empresas de Transportes Urbanos do Rio Grande do Norte (Seturn), será definido o funcionamento do sistema de transporte desta quarta (29).

Por causa da irregularidade do transporte público, o Diretório Central dos Estudantes da Universidade (DCE/ UFRN) solicitou por meio de ofício junto à Reitoria o abono de falta dos estudantes

"Apesar do retorno das aulas da UFRN estar anunciada desde a semana passada para hoje. A Seturn (sic) não garantiu a circulação integral dos circulares, disponibilizando dois de oito ônibus. Com a chegada dos estudantes comprometida na universidade, é indispensável o abono das faltas. Além disso, o transporte público ainda está suspenso no período da noite, comprometendo a chegada de todos os estudantes que dependem exclusivamente de ônibus para chegar até o campus central, sendo assim, solicitamos também a suspensão das aulas da noite a pedido desses estudantes", traz o comunicado.

UFERSA

Na Universidade Federal Rural do Semi-Árido (Ufersa), as atividades presenciais continuam suspensas até o dia 31 deste mês. A unidade decretou a suspensão das atividades no dia 14, logo depois do início da série de ataques violentos no RN.

UERN

Na Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Uern) estão autorizadas as atividades remotas até esta terça (28) nos Campi de Mossoró, Assú, Caicó, Natal, Patu e Pau dos Ferros.

Está programada para esta terça (28) uma convocação extraordinária do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Consepe) para avaliar o cenário atual acerca da conclusão do semestre letivo 2022.2.
As atividades presenciais na Uern foram retomadas de forma gradativa desde a última quinta-feira (23), com os serviços essenciais: atendimentos administrativos, perícias da Junta Multiprofissional, algumas atividades de internato e das residências.

Entre os serviços essenciais que permanecem de forma presencial esta semana, estão os procedimentos de Heteroidentificação, voltados aos candidatos convocados na chamada regular do SiSU 2023 na cota social Preto, Pardo e Indígena (PPI); e as perícias da Junta Multiprofissional, voltadas aos candidatos convocados na cota Pessoa com Deficiência (PcD).

IFRN

No Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN), as aulas do horário noturno estavam suspensas até esta segunda (27). Nós tentamos contato com a instituição para saber como seria o funcionamento durante esta semana, mas ainda não conseguimos retorno. Assim que possível, a informação será atualizada nesta matéria.

Apoiar Saiba Mais

Pra quem deseja ajudar a fortalecer o debate público

QR Code

Ajude-nos a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

Este site utiliza cookies e solicita seus dados pessoais para melhorar sua experiência de navegação.