UFRN volta às aulas durante o dia com Circular lotado e suspensão do turno da noite
Natal, RN 24 de abr 2024

UFRN volta às aulas durante o dia com Circular lotado e suspensão do turno da noite

27 de março de 2023
3min
UFRN volta às aulas durante o dia com Circular lotado e suspensão do turno da noite

Ajude o Portal Saiba Mais a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

A UFRN retornou o semestre letivo 2023.1 nesta segunda-feira (27), após quase duas semanas sem aula por conta dos ataques criminosos que paralisaram serviços públicos. O retorno aconteceu com o Circular, linha que faz o trajeto no interior do campus central, em Natal, lotado. Para a noite, as aulas seguem suspensas.

Durante o período noturno, a Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana (STTU) manteve a circulação das linhas até as 19h. Por isso, as aulas no campus de Natal foram suspensas, já que as disciplinas acontecem das 18h45 às 22h15. O comunicado foi feito pela instituição, em nota.

“A Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) retomou as atividades acadêmicas e administrativas presenciais em todos os seus campi, nesta segunda-feira, 27 de março. Contudo, como o serviço de transporte público de Natal-RN funcionará até as 19h, as atividades noturnas do Campus Central estão suspensas, estando mantidas todas as atividades dos campi do interior. A Universidade reforça que os estudantes que não puderem se dirigir aos seus locais de aulas não serão prejudicados”, diz a UFRN.

Sobre as linhas do Circular, a universidade disse que comunicou à STTU sobre o retorno presencial das atividades da universidade. 

“A instituição de ensino segue acompanhando a situação e cobrando a regularidade do serviço”, informou.

Nas redes sociais, alunos têm cobrado a UFRN sobre os últimos horários da tarde. No turno vespertino, o horário vai até 18h30. Para sair da UFRN com transporte público, é preciso pegar o Circular e depois os ônibus urbanos ou metropolitanos, afetados ainda pela suspensão às 19h.

A agência Saiba Mais questionou a instituição sobre a situação destes alunos e também como se dará o não prejuízo aos estudantes que não puderem ir para as aulas (que foi informado na nota), mas a universidade não respondeu. 

Registros mostram alunos aglomerados na parada do Circular, numa demanda acima da capacidade. Mais cedo, em entrevista a InterTV Cabugi, a pró-reitora de graduação, Maria das Vitórias de Sá, disse que as aulas só aconteceriam com o transporte público funcionando.

“Voltamos à normalidade hoje, com a certeza de que vamos retomar o semestre, que havia uma semana que havia iniciado. Isso, claro, acompanhando, contando com o transporte público. É muito importante. Só acontecem as aulas se tivermos o transporte público funcionando”, disse a professora. 

Também questionamos a STTU sobre quantas linhas do Circular e quantos veículos estão rodando nesta segunda, mas não obtivemos retorno até o fechamento desta matéria.

As mais quentes do dia

Apoiar Saiba Mais

Pra quem deseja ajudar a fortalecer o debate público

QR Code

Ajude-nos a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

Este site utiliza cookies e solicita seus dados pessoais para melhorar sua experiência de navegação.