1
Indicações de bolsonaristas para cargos federais no RN serão avaliadas nacionalmente, diz presidente estadual do PT
17 de abril de 2023
3min

00:00
00:00
Com dois nomes de políticos ligados ao bolsonarismo que vieram à tona nos últimos dias, o presidente estadual do PT, Júnior Souto, informou que a aprovação depende de uma Mesa Nacional criada para avaliar as indicações para as superintendências dos Estados.
No RN, o ex-prefeito de Assú e ex-candidato a vice-governador contra Fátima, Ivan Júnior (União), é uma indicação ligada aos deputados federais Benes Leocádio e Paulinho Freire e conta com a simpatia do presidente estadual do União Brasil, José Agripino. Seu nome foi direcionado para o comando da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) no Estado.
Já o MDB do vice-governador Walter Alves e do seu pai, Garibaldi, quer emplacar o presidente local do PTB, Getúlio Batista, para a superintendência potiguar do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT).
Estes e outros nomes estão em uma planilha enviada para a direção nacional do PT há cerca de duas semanas. A lista foi formada a partir de uma comissão composta pelo partido, pelas representações dos mandatos federais e do Governo em consenso.
“Essas demandas estão todas lá sendo tratados por uma comissão nacional que faz os encaminhamentos. Todos os nomes nossos e dos aliados com quem foram feitas conversas estão lá para tratar, então vai depender das decisões da Mesa Nacional. Nós fizemos uma planilha, ouvimos as demandas e enviamos”, disse o presidente do PT-RN.
Apesar de confirmar a presença dos nomes ligados ao bolsonarismo na lista, Souto evitou fazer comentários pessoais.
“Na imprensa tem circulado uma série de informações sobre posicionamentos recentes de indicados nessa planilha e eu na condição de presidente do partido e da federação apenas me acautelo para permitir que o processo, que está devidamente hierarquizado com a construção de um espaço nacional para isso, se manifeste a respeito”, informou.
Entenda
Na corrida para o Governo do RN no ano passado, Ivan Júnior ficou em segundo lugar ao lado de Fábio Dantas, numa chapa que contava com o Solidariedade, União, PSD, PP, PSC e PL, partido do ex-presidente Jair Bolsonaro. Para fazer frente à Fátima Bezerra (PT), a dupla apostou no antipetismo e contou com apoio de nomes de proa do bolsonarismo local como o próprio senador eleito e ex-ministro Rogério Marinho.
Em um vídeo recuperado pelo Blog do Barreto, Ivan tece fortes críticas contra o PT em meio a campanha eleitoral do ano passado, quando Lula ainda tentava chegar pela terceira vez ao Planalto, e disse que as gestões Lula e Dilma foram um “desastre”.
Já Batista, liderança local da sigla de Roberto Jefferson, afirmou em publicações anteriores que “votar em Lula é como ter um ex-funcionário que te roubou”.
Também afirmou, em 2021, que "Bolsonaro é honesto, é um bom presidente sim”. Segundo ela, “o Brasil precisa de um Presidente correto, cristão, que seja temente a Deus e que ame a família."
SAIBA MAIS: União Brasil quer emplacar crítico do PT e ex-candidato a vice-governador no comando da Codevasf do RN
SAIBA MAIS: Comando do Dnit no RN deve ir para empresário que já chamou Lula de corrupto e ladrão