1
“Superbloco” formado por Lira em Brasília reúne Paulinho Freire e Benes Leocádio em apoio ao governo
14 de abril de 2023
3min

00:00
00:00
Um “superbloco” parlamentar formado na Câmara dos Deputados por iniciativa do presidente da Casa, deputado Arthur Lira (PP-AL), colocou dois deputados potiguares na base de apoio ao presidente Luiz Inácio da Silva (PT).
O grupo é composto por parlamentares do União Brasil (59), PP (49), Federação PSDB-Cidadania (18), PDT (17), PSB (14), Avante (7), Solidariedade (5) e Patriota (4). No RN, o União Brasil é composto pelos deputados Benes Leocádio e Paulinho Freire.
Ao todo, o bloco reúne 173 deputados e é a maior força política em número de deputados, superando o bloco formado por MDB, PSD, Republicanos, Podemos e PSC, com 142 parlamentares. Esses são os dois únicos blocos em funcionamento atualmente na Câmara.
O primeiro líder é o deputado Felipe Carreras (PSB-PE), mas o superbloco terá um rodízio no comando. Em entrevista coletiva, o líder do União, Elmar Nascimento (BA), explicou o funcionamento.
“Decidimos que esse colegiado tomará decisões e será coordenado por um rodízio de líderes a ser iniciado por líderes experientes, compromissados com essa Casa, e que estão mais afinados com o governo”, afirmou.
Segundo a jornalista Daniela Lima, da CNN Brasil, nos bastidores o supergrupo é chamado de “bloco do LL”, em referência a Lira e Lula.
Em uma leitura de um manifesto, o líder do PDT, André Figueiredo (CE), defendeu a formação do grupo.
“Fomos muito questionados por estarmos fazendo um bloco com partidos que não têm convergência ideológica, mas todos esses partidos têm uma convergência com a pauta democracia. Queremos, claro, fazer uma frente ampla que garanta governabilidade ao governo federal e um ponto de consenso em pautas que sejam importantes para o Brasil”, disse.
Benes e Paulinho apoiaram Bolsonaro no segundo turno
No primeiro turno das eleições para presidente, o União Brasil lançou Soraya Thronicke, que ficou em quinto lugar na corrida. No turno seguinte, a legenda liberou os diretórios estaduais para tomarem suas posições e o RN fechou apoio a Bolsonaro. No Estado, o União é comandado pelo ex-senador José Agripino, notório antilulista.
A decisão foi anunciada oficialmente em 7 de outubro, em coletiva de imprensa que contou com a presença de Benes e Paulinho, além de deputados estaduais eleitos como Taveira Júnior e Ivanilson Oliveira.
Em Natal, Freire anunciou nesta semana, oficialmente, a pré-candidatura à Prefeitura e quer contar com o apoio do prefeito Álvaro Dias (Republicanos) e do senador Rogério Marinho.
A reportagem procurou os dois parlamentares potiguares para saber se eles irão de fato compor e apoiar o novo bloco formado na Câmara, mas não recebemos resposta até o fechamento desta matéria.