2ª edição da feira de livros na UFRN consolida parceria entre Cooperativa Cultural e coletivo de sebos
Natal, RN 18 de jun 2024

2ª edição da feira de livros na UFRN consolida parceria entre Cooperativa Cultural e coletivo de sebos

8 de abril de 2023
5min
2ª edição da feira de livros na UFRN consolida parceria entre Cooperativa Cultural e coletivo de sebos

Ajude o Portal Saiba Mais a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

 Por Andryer Mendes 

A II Feira de Livros do Coletivo de Sebos do RN acontece entre os dias 10 e 14 de abril consolidando parceria entre o Coletivo e a Livraria Cooperativa Cultural e visa aproximar a cultura sebista da comunidade acadêmica.

"Como sempre estamos com uma boa expectativa, o principal público alvo é o estudante que vai encontrar bastante material de diferentes gêneros disponíveis, inclusive de suas áreas de estudo", revelou Oreny Júnior, sebista e um dos idealizadores da feira.

A segunda edição do evento quaer repetir o sucesso da primeira, realizada em 2022, com recorde de visitantes e ainda com uma maior quantidade de títulos disponíveis. Apesar do foco na comunidade acadêmica, a feira é aberta ao público externo.

Best-sellers, obras raras, livros acadêmicos e muito mais, os visitantes podem esperar variedade e grande clima de parceria entre os sebos, encontrar o título a procura vai ser uma tarefa fácil para o visitante graças ao clima de cooperativismo dos sebistas, fortalecendo a cultura e prolongando a vida destes tradicionais empreendimentos.

A relação de cooperação que levou à formação da iniciativa Coletivo de Sebos do RN é fundamental para a atividade, revelou Oreny. Quando questionado sobre o clima entre os sebistas na feira Oreny diz:

"Não vejo nossa relação numa feira como concorrência, para mim isso não existe. O que é de fundamental importância é a união, se não temos um livro e o colega tem, nós indicamos, é uma comunhão do bem, aqui estamos todos em sincronia.".

14 expositores preencherão os estandes da feira das 8h às 18h durante toda a semana. Mesmo a longa jornada não desanima os sebistas, quando questionado sobre quão cansativo poderia ser o trabalho na feira todos esses dias, Oreny respondeu:

"É cansativo? É! Mas para quem gosta de feira, ama livro e literatura, essas 10 horas passam num piscar de olhos; eventos como esse são como o ar que respiramos.".

A feira acontece no espaço central do Centro de Convivência Djalma Marinho, localizado no coração da UFRN. O espaço fica em frente à Livraria Cooperativa Cultural, que ocupa o local há 46 anos.

"Essa livraria charmosa e grande símbolo de resistência têm levado o melhor da literatura potiguar e nacional para a comunidade acadêmica. Para mim e meus colegas é um grande orgulho trabalhar em parceria com a livraria," concluiu Oreny.

A Livraria Cooperativa Cultural também oferece serviços de cafeteira, gráfica, papelaria e conta com um rico acervo de títulos, vale uma visita durante o passeio pelos estandes.

A Feira de livros compõe a agenda de eventos da Livraria Cooperativa Cultural que na primeira metade do mês de março inaugurou o seu cronograma de lançamentos. Os tradicionais eventos da livraria aproximam autores e leitores todos os meses.

Os lançamentos contam com um “papo cabeça” com o autor, além de sessão autógrafos. Para este ano a livraria prevê um número ainda maior de obras lançadas em comparação aos anos anteriores,

“Pretendemos impulsionar ainda mais os lançamentos de livros e as demais ações culturais com a Música na Livraria e Cinema e Literatura superarando a marca de 2021 e 2022” confirmou o presidente da Cooperativa, José Correia Torres Neto. No último ano, número de lançamentos superou os 30 títulos entre livros técnicos, biografias e ficções.

"A notável história do homem-listrado", escrito e ilustrado por Fayga Ostrower e organizado para publicação por sua sobrinha-neta Ana Caldas Lewinsohn, abriu em grande estilo, e com bastante sensibilidade, a agenda cultural da livraria. Com ilustrações e caligrafia originais da artista o título foi lançado no dia 9 de março, numa parceria entre a Cooperativa Cultural e o NAC.

Utopia para o presente: pelo fim de condições que produzem sofrimento humano evitável”, é o mais recente trabalho do Professor Alipio de Sousa Filho, Diretor do Instituto Humanitas de Estudos Integrados/UFRN, docente da UFRN há mais de 30 anos e autor de outros cinco livros. O lançamento aconteceu no dia 10 de março, na Galeria Conviv’art que, com casa cheia, contou com presença da comunidade acadêmica, externa e amigos.

O mais recente lançamento foi realizado pela autora e educadora Gaúcha Beatriz Borges que prestigiou nossa cooperativa com o lançamento do seu livro de Haikais “Cenas do filme das nossas vidas”, enriquecendo nosso acervo com um gênero literário de raízes nipônicas e pouco popular em terras potiguares. Evento aconteceu no dia 13 de março, no espaço da cooperativa, e contou com sessão de autógrafos e conversas com a autora.

Com novos lançamentos já previstos para os próximos meses, a Livraria Cooperativa Cultural convida autores potiguares a realizarem o lançamento de seus títulos no ambiente aconchegante e inspirador da livraria, as inscrições podem ser realizadas através do formulário disponibilizado no portal da própria Cooperativa: cooperativacultural.meusitenouol.com.br.

José Correia Torres Neto reitera que os lançamentos são apenas parte dos eventos a serem realizados pela livraria para 2023, em entrevista ele afirmou que além de superar a marca de 2022 pretende-se aumentar também as parcerias para antigas e novas ações:

“Firmamos várias parcerias em 2022, como o do IFRN e do Coletivo de Sebos do RN, e pretendemos nos aproximar de outras entidades educacionais e culturais para construirmos algo novo e melhorar ainda mais o que fazemos”, fechou.

Serviço:

II Feira de Livros do Coletivo de Sebos do RN
Segunda à Sexta (10 a 14 de abril), das 8h às 18h
Centro de Convivência Djalma Marinho, Campus Central da UFRN.

Apoiar Saiba Mais

Pra quem deseja ajudar a fortalecer o debate público

QR Code

Ajude-nos a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

Este site utiliza cookies e solicita seus dados pessoais para melhorar sua experiência de navegação.