Agência Saiba Mais participa de ação de combate à desinformação em escola pública de Natal
Natal, RN 28 de mai 2024

Agência Saiba Mais participa de ação de combate à desinformação em escola pública de Natal

29 de abril de 2023
4min
Agência Saiba Mais participa de ação de combate à desinformação em escola pública de Natal

Ajude o Portal Saiba Mais a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

Enquanto responsabilidade e transparência na internet estão no centro do debate nacional com a discussão do Projeto de Lei 2630/2020; em Natal, a Agência Saiba Mais participou de evento da Semana Municipal de Enfrentamento e Combate à Disseminação de Informações Falsas, as fake news.

Nesta sexta-feira (28), a jornalista Jana Sá enviou depoimento para a Escola Estadual Myriam Coeli, na Zona Norte de Natal, exibido durante bate-papo com a professora Valquíria Kneipp, coordenadora do grupo de pesquisa Gemini Pesquisa em Comunicação Midiática, da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). A atividade, que teve também fixação de cartazes, foi parte da programação realizada pelo mandato da vereadora Júlia Arruda (PCdoB), autora da lei 7.092/20, que institui a Semana Municipal de Enfrentamento e Combate à Disseminação de Informações Falsas. Na terça-feira (25), quem recebeu a campanha foi a Câmara Municipal de Natal.

A fala da jornalista enfatizou a importância do Jornalismo e da responsabilidade de todos os internautas em buscar uma relação mais responsável com o conteúdo recebidos, produzidos e compartilhados na internet.

“As fake news podem causar danos irreparáveis, desde a difamação de uma pessoa, passando pelo linchamento moral ou até mesmo físico e colocar a vida de pessoas em risco. É aqui que entra o papel crucial do Jornalismo”, alertou a comunicadora, repórter da Agência Saiba Mais e apresentadora do programa Balbúrdia.

“As redes sociais revolucionaram o universo das comunicações e a forma como as informações são distribuídas. E o Jornalismo tem o papel de duvidar e investigar. A dúvida é o ponto de partida pra uma investigação minuciosa e responsável sobre os fatos que interessam à sociedade (...) A liberdade que o ambiente digital proporciona ao usuário na escolha do que consumir é a mesma que amplia também o compartilhamento de notícias infundadas.”

Foto: Assecom/Júlia Arruda

Uma das funções da palestra é conscientizar a juventude para que ela possa reconhecer e evitar o compartilhamento de mentiras. De acordo com pesquisa da Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), divulgada em 2022 e relembrada pelo mandato, 7 em cada 10 jovens não sabiam a diferença entre fatos e opiniões.

A vereadora Júlia Arruda acredita que a discussão pode estimular o pensamento crítico da juventude, que foi receptiva ao tema no evento desta sexta-feira.

“A escola nos recebeu de braços abertos, os alunos se somaram ao bate-papo e interagiram com esta temática que é tão presente nos inúmeros meios em que estamos inseridos. As escolas, inclusive, têm sofrido também com a desinformação depois de atos violentos registrados em outros estados e precisam de uma atenção especial e esta Semana de Combate às fake news veio estreitar laços e também conscientizar os perigos do compartilhamento dessas notícias falsas que podem ser intensificadores de outros problemas, como o bullying, por exemplo”, destacou a parlamentar.

Para a vereadora, a pauta precisa ser debatida, com profundidade, em todo o país, acompanhando o que tem acontecido no mundo.

“Por isso convidamos os veículos de comunicação, jornalistas, levamos o tema para a Câmara Municipal de Natal e ainda inserimos a comunidade escolar, porque entendemos que o assunto deve ser ampliado para os inúmeros agentes, começando pela conscientização, passando pela prevenção e até mesmo a responsabilização de quem propaga a desinformação”, concluiu Júlia Arruda.

Apoiar Saiba Mais

Pra quem deseja ajudar a fortalecer o debate público

QR Code

Ajude-nos a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

Este site utiliza cookies e solicita seus dados pessoais para melhorar sua experiência de navegação.