Banda potiguar Orquestra Greiosa é indicada como grupo do ano em premiação nacional
Natal, RN 25 de jun 2024

Banda potiguar Orquestra Greiosa é indicada como grupo do ano em premiação nacional

27 de abril de 2023
3min
Banda potiguar Orquestra Greiosa é indicada como grupo do ano em premiação nacional

Ajude o Portal Saiba Mais a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

A banda potiguar Orquestra Greiosa está entre os indicados ao Prêmio da Música Brasileira, uma das maiores premiações de música do país, ao lado de nomes como Chico César, Duda Beat, Roberto Carlos, Anitta, Alceu Valença, entre outros. A banda concorre na categoria melhor grupo popular.

Nesta categoria, a Orquestra natalense concorre ao lado do grupo de pagode baiano Psirico - comandado por Márcio Victor - e da banda de pop rock santista Zimbra. A banda do estado de São Paulo, inclusive, faz shows nesta quinta (27) e sexta (28) em Natal, na Casa DoSol, com ingressos já esgotados.

“A gente recebeu essa indicação com muita alegria, porque o Prêmio da Música Brasileira é muito tradicional. Acho que talvez o mais tradicional da música”, aponta o vocalista Anderson Foca. 

“Tem muitos ‘bichões’ da música brasileira concorrendo, e a gente tá na categoria de grupo popular. Foi incrível. A Orquestra Greiosa é uma banda carnavalesca, tem a ver com o movimento do carnaval, da dança, e foi para a gente um reconhecimento importante”, afirma.

A Orquestra Greiosa foi criada em 2017 em Natal, dentro dos festejos do carnaval e rapidamente ganhou popularidade com bailes e festas embalados pelos três discos que o grupo lançou: “Toda Cor, Toda Massa” de 2017, “O Carnaval Nunca Acaba” de 2019 e “Esperanza” de 2022. 

Este último disco, aliás, representa uma batalha e uma satisfação a mais para o grupo, por conta das condições em que foi produzido. 

“Nós lançamos nosso álbum mais recente chamado Esperanza em setembro de 2022 no meio de um turbilhão de emoções, com dois dos nossos membros combatendo câncer, vindos de um congelamento completo durante a pandemia e ter esse reconhecimento depois do nosso retorno e de uma temporada incrível de verão e carnaval é muita alegria”, comenta Foca.

Para Simona Talma, outra integrante, a Orquestra é regida pela própria festa.

“O que move a Orquestra Greiosa é a alegria e a festa. A gente criou a banda para isso e ser reconhecido por um prêmio tão importante num trabalho é motivo de orgulho pra todos nós e pra cidade”, afirma Talma, que já participou da segunda temporada do talent show The Voice Brasil, em 2013.

A banda também já rodou o país em festivais de música independente como a Sim São Paulo (SP), BR135 (MA), Dosol (RN), Morrostock (RS) e Mostra Sesc Cariri (CE). A formação atual é composta pelos músicos Simona Talma, Ângela Castro, Anderson Foca, Silvio Franco, Ana Morena e Walter Nazário. 

O Prêmio da Música Brasileira completa trinta edições nesta temporada. Já se chamou Prêmio Sharp e Prêmio Tim de Música, até assumir o nome atual. O anúncio dos vencedores do ano é dia 31 de maio no Teatro Municipal do Rio de Janeiro.

Apoiar Saiba Mais

Pra quem deseja ajudar a fortalecer o debate público

QR Code

Ajude-nos a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

Este site utiliza cookies e solicita seus dados pessoais para melhorar sua experiência de navegação.