Centro de Referência em Direitos Humanos promove Ciclo Formativo sobre cuidado em liberdade
Natal, RN 22 de abr 2024

Centro de Referência em Direitos Humanos promove Ciclo Formativo sobre cuidado em liberdade

23 de abril de 2023
2min
Centro de Referência em Direitos Humanos promove Ciclo Formativo sobre cuidado em liberdade

Ajude o Portal Saiba Mais a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

"Caminhos para o cuidado em liberdade: contra a ampliação da UPCT e das comunidades terapêuticas". Esse é o tema do XV Ciclo Formativo em Direitos Humanos realizado pelo Centro de Referência em Direitos Humanos Marcos Dionísio (CRDHMD). O evento acontece no próximo dia 27 de abril às 9h, no auditório principal do Ágora, localizado no campus central da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN).

"Debater os cuidados em liberdade é sobre não esquecer dos avanços e conquistas representados na Reforma Psiquiátrica e entender que a saúde mental é um direito humano fundamental”, afirma Juliana Silva, assistente social do CRDHMD.

O objetivo do ciclo é discutir estratégias contra a lógica manicomial e a favor do cuidado em liberdade, além de debater sobre a ampliação da UPCT (Unidade de Pronto Atendimento em Saúde Mental, Álcool e outras Drogas) e das comunidades terapêuticas.

O ciclo tem a proposta de debater os retrocessos da ampliação de vagas na UPCT, além de sua ilegalidade, assim como abordar as comunidades terapêuticas enquanto espaços com potencial de agravamento da situação de violação de direitos das pessoas que as acessam", explica Juliana.

As inscrições para o recebimento do certificado de participação serão realizadas durante o evento, por meio de um QR code. Todas as pessoas interessadas nesse importante debate são convidadas a participar.

O CRDHMD é uma entidade sem fins lucrativos que atua na defesa e promoção dos direitos humanos. O Ciclo Formativo em Direitos Humanos é uma das atividades promovidas pela instituição para contribuir com o debate e a formação de profissionais e estudantes da área.

As mais quentes do dia

Apoiar Saiba Mais

Pra quem deseja ajudar a fortalecer o debate público

QR Code

Ajude-nos a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

Este site utiliza cookies e solicita seus dados pessoais para melhorar sua experiência de navegação.