Cinema independente do Nordeste é tema de mostra promovida na UFRN
Natal, RN 16 de jun 2024

Cinema independente do Nordeste é tema de mostra promovida na UFRN

18 de abril de 2023
4min
Cinema independente do Nordeste é tema de mostra promovida na UFRN

Ajude o Portal Saiba Mais a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

Por Andryer Mendes

O cinema independente do Nordeste é tema de mostra promovida pela Cooperativa Cultural e o CCSA, na UFRN. A “Mostra Nordeste” faz parte do projeto “Cine CCSA”, que tem democratizado o acesso da comunidade potiguar aos filmes independentes realizados com orçamento limitado e sem interferência de grandes estúdios. Desde seu surgimento em 2016, o projeto realiza mostras gratuitas e abertas à comunidade e nesta edição o evento exibirá filmes regionais, incluindo produções do estado.

Renato Maia, um dos idealizadores e responsáveis pelo evento, afirmou que “o Cine CCSA tem como um dos principais objetivos preencher a lacuna de exibições fora do circuito comercial de cinema, na capital potiguar a realidade das salas de cinema é de predomínio de produções estrangeiras”.

Todas as sessões de exibição serão realizadas no auditório do Núcleo de Pesquisa em Ciências Sociais Aplicadas I (NEPSA I), na UFRN, com início às 17 horas.

"Vale muito a pena vir assistir, principalmente sabendo que são filmes fora do circuito comercial e que não devem em nada aos filmes de grandes orçamentos. E o melhor, a entrada é gratuita, haverá conversação com algumas das pessoas que participaram da realização dos filmes e com o apoio da Cooperativa Cultural, sortearemos livros com temáticas pertinentes ao que está sendo exibido e tenho certeza que obras contribuirão para o enriquecimento teórico daquelas pessoas que pretendem trabalhar com audiovisual.", convida o idealizador do projeto.

Inspiração 

Além de proporcionar visibilidade a diretores(as) e produções regionais, o “Cine CCSA”também orgulha-se de inspirar novos cineastas locais à produção cinematográfica quando, a partir de um meticuloso trabalho de curadoria das obras, mostra que é possível fazer filmes de qualidade sem intermediação de grandes estúdios: “Para isso, sempre que possível, realizamos conversações com os realizadores após as exibições dos filmes que detalham o processo de realização, suas dificuldades e também os prazeres de tal prática,” continuou.

A equipe de curadoria da mostra buscou trazer à programação da “Mostra Nordeste” filmes de linguagem sensível “que incentivam o sonho, a criatividade e a descoberta de si e de outros mundos”, disse Maia.

“O Alecrim e o Sonho” e “Uma canção para Lídia”, dirigidos por Valério Fonseca e Laura Santos respectivamente, abrem o primeiro dia do evento nesta quarta-feira (19) e levam à tela da mostra o envelhecer de forma poética e sensível, por exemplo.

Confira a programação completa:

Dia 19/04

O Alecrim e o Sonho (RN/2022), dirigido por Valério Fonseca

Uma canção para Lídia (RN/2022), dirigido por Laura Santos

Dia 03/05

Sol Alegria (PB/2018), dirigido por Tavinho Teixeira

A Menina que Nunca Viu o Mar (RN/2022), dirigido por Felipe Santelli

Dia 17/05

Cavalo (AL/2021), dirigido por Raphael Barbosa e Werner Salles Bagetti

Te Guardo no Bolso da Saudade (RN/2020), dirigido por Rosy Nascimento

Dia 31/05

Rebento (PB/2018), dirigido porAndré Morais

Um Tanto Mais (RN/2021), dirigido por Matheus Petrovich

Dia 04/06

A Luneta do Tempo (PE/2014), dirigido por Alceu Valença

Sideral (RN/2021), dirigido por Carlos Segundo

Serviço

O que: Mostra de cinema “Mostra Nordeste”,
Quando: 19/04, 03/05, 17/05, 31/05 e 04/06 a partir das 17 horas.
Onde: Núcleo de Pesquisa em Ciências Sociais Aplicadas I (NEPSA I), UFRN

As mais quentes do dia

Apoiar Saiba Mais

Pra quem deseja ajudar a fortalecer o debate público

QR Code

Ajude-nos a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

Este site utiliza cookies e solicita seus dados pessoais para melhorar sua experiência de navegação.