Comando do Dnit no RN deve ir para empresário que já chamou Lula de corrupto e ladrão
Natal, RN 23 de mai 2024

Comando do Dnit no RN deve ir para empresário que já chamou Lula de corrupto e ladrão

17 de abril de 2023
4min
Comando do Dnit no RN deve ir para empresário que já chamou Lula de corrupto e ladrão

Ajude o Portal Saiba Mais a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

O comando do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) no Rio Grande do Norte deve ir para o empresário Getúlio Batista, presidente do PTB no Estado, sob indicação do vice-governador Walter Alves (MDB). Antipetista, Batista já afirmou que votar em Lula seria como “ter um ex-funcionário que te roubou”.

O empresário tem três candidaturas no currículo. Em 2018 e 2022 concorreu à Assembleia Legislativa. Em 2020, nas eleições municipais, foi candidato a vice-prefeito na chapa bolsonarista encabeçada por Coronel Hélio Oliveira, que integrava o mesmo partido do então vice-presidente da República, Hamilton Mourão, o PRTB.

O nome de Getúlio está em uma planilha nacional enviada à direção nacional do PT. Ela foi formada a partir de uma comissão composta pelo partido, pelas representações dos mandatos federais e do Governo. 

Na internet, o dirigente do PT coleciona ataques contra o presidente Lula e a governadora Fátima Bezerra. Em 2021, por exemplo, ele se colocou contra a volta de Lula ao Planalto.

“Votar em Lula é como vc ter um ex funcionário que te roubou, enganou, vc não vai mais querer esse funcionário de volta, portanto, como vai querer Lula novamente como chefe da nação? Pensem nisso!”, disse.

Reprodução

Em outro mês, defendeu Roberto Jefferson, presidente de honra nacional do PTB, condenado pelo escândalo do Mensalão e réu por tentativa de homicídio contra policiais federais, resistência qualificada e outros crimes em 23 de outubro do ano passado, quando resistiu à ordem de prisão decretada pelo Supremo Tribunal Federal (STF).

“Hoje trigésimo quarto dia da arbitrária prisão de Roberto Jefferson por crime de opinião e Lula? Solto! O homem que liderou e manipulou os maiores esquemas de corrupção da história do Brasil. Roberto está preso por crime de opinião, por defender a liberdade do povo brasileiro”, afirmou em 2021, quando Jefferson, à época, estava preso por envolvimento em um esquema de milícias digitais que atentavam contra a democracia.

Em 2021, Getúlio afirmou que Bolsonaro era "honesto" e "bom presidente" | Foto: reprodução

Presidente do PT estadual, o ex-deputado Júnior Souto confirmou a indicação de Getúlio Batista para o Dnit por intermédio de Walter Alves, mas evitou dar uma declaração pública sobre as críticas que pesam sobre Batista.

“Nossas próprias opiniões sobre cada andamento a gente dá no privado porque a gente compreende que a delicadeza do processo de composição de governo sugere muito cuidado com as informações, com as pretensões, com o que se diz e o que se comenta sobre as pretensões que são postas à mesa”, afirmou.

Também tentamos contato com Getúlio Batista por telefone, mas ele não atendeu à nossa ligação.

Getúlio deu dinheiro só a ele nas eleições, mas perdeu 94% dos votos que teve em 2018

No ano passado, a agência Saiba Mais mostrou que o líder do PTB-RN teve apenas 898 votos para deputado estadual, mesmo tendo recebido R$ 500 mil da direção para bancar a campanha. Em 2018, com R$ 245 mil – ou seja, 51% de dinheiro a menos, seu resultado nas urnas foi bem diferente, conquistando à época 16.172 votos. A queda de votos entre uma eleição e outra foi de 94%, mesmo com as receitas eleitorais turbinadas.

O dirigente foi ainda o único da sigla a receber dinheiro dos fundos partidário e eleitoral. Na nominata para deputado estadual, a legenda lançou 19 nomes e, para deputado federal, 7 pessoas concorreram. O tratamento diferenciado gerou insatisfação de parte dos candidatos do PTB. 

As mais quentes do dia

Apoiar Saiba Mais

Pra quem deseja ajudar a fortalecer o debate público

QR Code

Ajude-nos a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

Este site utiliza cookies e solicita seus dados pessoais para melhorar sua experiência de navegação.