Dia da Terra: Praia de Búzios tem ações ambientais com caminhada de filhotes de tartarugas
Natal, RN 23 de abr 2024

Dia da Terra: Praia de Búzios tem ações ambientais com caminhada de filhotes de tartarugas

22 de abril de 2023
3min
Dia da Terra: Praia de Búzios tem ações ambientais com caminhada de filhotes de tartarugas

Ajude o Portal Saiba Mais a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

A organização ambiental Oceânica realiza neste sábado (22), Dia da Terra, uma série de atividades educativas e culturais. A partir das 15h, haverá mutirão de limpeza, exposição fotográfica, acompanhamento da caminhada de filhotes de tartarugas marinhas em direção ao mar e venda de produtos. O ponto de referência para encontrar a equipe é o posto de guarda-vidas.

A iniciativa pretende conscientizar a comunidade local sobre a importância da conservação do meio ambiente marinho e da biodiversidade, além de reunir parceiros e colaboradores para essa causa.

A Oceânica atua há 22 anos no litoral potiguar e há cinco anos realiza o monitoramento da temporada reprodutiva das tartarugas marinhas, na praia de Búzios. A exposição fotográfica “Um berçário na Praia de Búzios” divulga os resultados desse trabalho e chama a atenção aos impactos ambientais locais e de escala global que interferem no ciclo de vida das tartarugas marinhas.

Mais de 600 pessoas já puderam conhecer a exposição produzida em parceria com o artista visual Vinicius Dantas.

O mutirão de limpeza será feito em parceria com voluntários e membros do Podcast Engajados. Os resíduos serão recolhidos, separados, classificados, pesados e encaminhados para o descarte adequado.

“Ações como essa contribuem tanto para reduzir pontualmente a quantidade de resíduos que oferecem uma série de impactos para o ambiente marinho e para a biodiversidade (sobretudo os filhotes de tartarugas) quanto no aspecto educacional, relacionado à vivência das pessoas de reconhecer a problemática dos resíduos nas praias e no oceano e participar de uma iniciativa de combate a poluição causada pelo lixo no mar”, comenta a ecóloga e integrante da Oceânica Maiara Menezes.

Quem for ao evento, às 16h30, poderá também ter a oportunidade de acompanhar a Caminhada ao Mar das tartarugas marinhas. “De abril e maio há muitos ninhos no período de nascimento, consideramos que na data do evento algum deles esteja pronto, porém, devido à questões naturais, confirmaremos essa atividade somente na manhã do dia do evento, então é importante que todos estejam atentos às nossas redes sociais”, explica a coordenadora do monitoramento de tartarugas marinhas da praia de Búzios, Jéssica Paiva.



Voluntariado

O envolvimento da comunidade acadêmica e a participação de voluntários tem sido fundamental no levantamento de dados e informações para o monitoramento das tartarugas marinhas na praia de Búzios.

A Oceânica está com uma chamada aberta para voluntários, estudantes e formados que desejam somar no trabalho de conservação e educação entre os meses de abril a julho. As inscrições podem ser feitas até dia 24 abril. Edital e formulário estão disponíveis nas redes sociais (@oceanica.osc) da organização.

Apoiar Saiba Mais

Pra quem deseja ajudar a fortalecer o debate público

QR Code

Ajude-nos a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

Este site utiliza cookies e solicita seus dados pessoais para melhorar sua experiência de navegação.