Em greve há 35 dias, o Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Estado (Sinte-RN) realiza um ato público com caminhada até a Governadoria, nesta terça (11), às 9h, com concentração no Midway Mall. A categoria reivindica o reajuste salarial e a defesa do piso, mas até o momento não chegou a um entendimento com o Governo.
A última assembleia dos professores foi em 4 de abril, quando decidiram manter a paralisação por tempo indeterminado. A última proposta apresentada pelo Governo do Estado prevê isonomia, ou seja, pagamento igual para ativos e aposentados, e implantação do piso para professores que ganham abaixo do piso a partir de abril e parcelamento do reajuste previsto no novo piso (14,95%) para quem já ganha acima desse valor. O parcelamento seria dividido entre os meses de maio, novembro e dezembro.
Já o Sinte apresentou uma contraproposta, que estabelece o seguinte:
- 7,21% em abril (para ativos e aposentados);
- 3,61% em agosto (para ativos e aposentados);
- 3,41% em setembro (para ativos e aposentados); e
- O retroativo em 2023 (para ativos e aposentados).
Ainda na semana passada, a secretária de Educação do Estado, Socorro Batista, disse que o Executivo já chegou ao “limite” com as propostas.
“O que falta é os professores compreenderem isso. O Governo está fazendo a sua parte, não só no que diz respeito a salário, temos muito a apontar em termos de investimento na educação e é preciso que os professores compreendam que nós chegamos no limite. O Governo não tem mais o que apresentar, diante da proposta que já foi feita”, afirmou.
Agenda
Além do protesto, outras atividades estão na programação da greve do Sinte. Na quarta (12), uma nova assembleia às 9h será realizada na Escola Estadual Winston Churchill. De 20 a 28 de abril, os docentes devem realizar atividades na Semana Nacional em Defesa e Promoção da Educação Pública. No dia 26, participam da Greve Nacional em Defesa do Piso e da Valorização na Carreira dos Profissionais da Educação.