A governadora Fátima Bezerra (PT) embarcou nesta terça-feira (11) para a China a convite do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).
No país asiático, dentre outros temas, Lula discutirá a relação comercial com a China, o conflito entre Rússia e Ucrânia, além de acompanhar a cerimônia de posse da ex-presidente Dilma Rousseff (PT) para a chefia do banco dos Brics. Está ainda agendada uma reunião com o líder chinês, Xi Jinping. Já Fátima tratará de temas políticos e ambientais relativos ao Rio Grande do Norte.
A ideia da governadora é apresentar projetos como o do Porto-indústria Verde, discutir o fornecimento de turbinas eólicas, o potencial na área da mineração e também a possibilidade de exportação do camarão da espécie Vannamei, que é produzido no RN.
A comitiva potiguar cumprirá agenda até 19 de abril. Neste período, quem está à frente do governo é o vice Walter Alves (MDB). Junto com Fátima, estão os secretários do Desenvolvimento Econômico, Jaime Calado; do Desenvolvimento Rural e da Agricultura Familiar, Alexandre Lima; da Comunicação, Daniel Cabral e do coordenador de Desenvolvimento Energético da Sedec, Hugo Fonseca.
Nas redes sociais, ela classificou a China como “um dos mais importantes parceiros do Brasil” e também citou temas como tecnologia, informação e agricultura familiar na agenda potiguar na Ásia.
Outros políticos brasileiros acompanham o presidente brasileiro na viagem. Na lista estão sete ministros e cinco governadores, incluindo Fátima. Os outros são os chefes do Executivo da Bahia, Jerônimo Rodrigues; do Ceará, Elmano de Freitas; do Maranhão, Carlos Brandão, e do Pará, Helder Barbalho.
Completam a comitiva do governo federal senadores, deputados federais, numa lista com cerca de 40 nomes.