A Governadora do Estado, Fátima Bezerra (PT), determinou que seja feita uma apuração rigorosa sobre o caso de um segurança de uma empresa privada que apontou uma arma de fogo para o rosto de um estudante, durante ocupação na Secretaria de Estado da Educação da Educação, da Cultura, do Esporte e do Lazer do Rio Grande do Norte (Seec), na tarde desta sexta-feira (31).
Pelas redes sociais, a governadora do RN classificou o caso como “lamentável” e garantiu que vai acompanhar a apuração do ocorrido.
As imagens do segurança apontando a arma para o rosto do estudante foram divulgadas pela União dos Estudantes Secundaristas Potiguares (Uesp) e Federação Nacional dos Estudantes em Ensino Técnico (Fenet).



O episódio foi registrado quando um grupo de estudantes tinha se dirigido ao prédio da Seec na tentativa de conversar com a titular da pasta, a professora Socorro Batista, e pedir transporte para o Encontro Nacional de Estudantes do Ensino Técnico (Enet), programado para acontecer entre os dias 6 e 9 de abril, no Rio de Janeiro.
O encontro é considerado um dos mais importantes pelas entidades estudantis, que relataram ter protocolado um ofício solicitando transporte há mais de três meses. Depois da ameaça, o grupo conseguiu entrar no gabinete e conversar com um representante do Gabinete Civil, mas não houve resposta quanto ao transporte para o evento.
Porém, na noite de ontem, a própria Governadora do Estado reafirmou em sua postagem que o pleito não poderia ser atendido. Segundo Fátima Bezerra, a informação já teria sido explicada pela Secretária de Educação aos estudantes.
O grupo dormiu na Seec, no Centro Administrativo, e neste sábado (1) pela manhã vai se dirigir ao bairro do Alecrim, para participar do ato Ditadura Nunca Mais.



Já determinei a apuração rigorosa das circunstâncias do serviço de vigilância privada no episódio lamentável ocorrido na tarde desta sexta-feira (31) durante a ocupação de um grupo de estudantes ao prédio da Secretaria de Educação.
+— Fátima Bezerra (@fatimabezerra) March 31, 2023