Governo do Estado espera decisão do MEC para planejar novo ensino médio em escolas do RN
Natal, RN 19 de abr 2024

Governo do Estado espera decisão do MEC para planejar novo ensino médio em escolas do RN

7 de abril de 2023
3min
Governo do Estado espera decisão do MEC para planejar novo ensino médio em escolas do RN

Ajude o Portal Saiba Mais a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

Assim como em outros estados do país, o Rio Grande do Norte ainda não sabe como será o chamado novo ensino médio. A titular da Secretaria do Estado de Educação, aguarda a definição das diretrizes nacionais pelo presidente da República e Ministério da Educação para, só então, dar início às discussões e planejamento por aqui.

Foi aberta uma consulta pública no Ministério da Educação (Mec), muitas entidades foram ouvidas e há esse anseio dos estudantes e segmentos dos professores. Minha preocupação é saber o que vamos colocar no lugar para nossos estudantes. Se for retirado o atual modelo, qual será colocado? O modelo passado que todos nós criticávamos também?”, questiona Socorro Batista, que além de secretária estadual de Educação, integra o Conselho Nacional dos Secretários de Educação (Consed).

O Conselho se posicionou contra a revogação e a favor de ajustes. Nesta quarta (05), o presidente Lula anunciou a suspensão do novo ensino médio por 60 dias para que sejam feitos reajustes.

Pela reforma, aprovada em 2017 (lei nº 13.415/2017) durante o governo de Michel Temer (MDB), previa a implantação do novo sistema em todas os anos do ensino médio até o ano de 2024.

 “Historicamente, o ensino médio no país tem sido isso, um vai e vem de modelos e ainda não conseguimos chegar a uma proposta a contento, porque o ensino médio tem um público muito especial, o aluno da classe trabalhadora, que precisa estudar à noite, então, quando falamos em tempo integral temos que levar em consideração que boa parte também trabalha e não pode seguir o turno integral. Precisamos valorizar o ensino de Jovens e Adultos porque esse público é muito importante, é uma segunda oportunidade. Há uma série de elementos que precisamos levar em conta.

 Socorro Batista, em entrevista ao programa Balbúrdia da Agência Saiba Mais da última terça (4).

O que é o novo ensino médio?

A reforma prevê a ampliação da carga horária, que passa a ser integral. Com isso, a atual carga horária de 2.400 para 3.000sendo que 1.800 seriam utilizadas com as disciplinas de aprendizagens comuns e obrigatórias estabelecidas pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Como o projeto traz a possibilidade de que os estudantes escolham parte das disciplinas, as demais 1.200 horas serão destinadas ao itinerário formativo.

Apesar da proposta de modernização do currículo e tornar essa fase da vida escolar mais atrativa, reduzindo a evasão escolar, o novo sistema tem sido colocado em prática com muita dificuldade por algumas escolas, devido à falta de estrutura e de professores.

As mais quentes do dia

Apoiar Saiba Mais

Pra quem deseja ajudar a fortalecer o debate público

QR Code

Ajude-nos a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

Este site utiliza cookies e solicita seus dados pessoais para melhorar sua experiência de navegação.