Governo do Estado faz reunião de emergência e Inmet alerta para chuvas intensas no interior do RN nesta segunda (10)
Natal, RN 24 de abr 2024

Governo do Estado faz reunião de emergência e Inmet alerta para chuvas intensas no interior do RN nesta segunda (10)

10 de abril de 2023
4min
Governo do Estado faz reunião de emergência e Inmet alerta para chuvas intensas no interior do RN nesta segunda (10)

Ajude o Portal Saiba Mais a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

Depois de um fim de semana de chuva intensa, com precipitações de mais de 100 milímetros (mm) num período de 24 horas em vários municípios, a semana começa com novo alerta de chuva intensa para o interior do Rio Grande do Norte nesta segunda (10), emitido pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).

Entre a manhã do sábado (08) e do domingo (09), choveu 127mm em Canguaretama, seguido por Vila Flor com 110mm e Baia Formosa com 104mm. Em Natal, choveu 45.9mm. No total, 81 postos registraram ocorrência de chuvas, segundo o Sistema de Monitoramento da Empresa de Pesquisa Agropecuária do Rio Grande do Norte (Emparn).

No total, 81 postos registraram ocorrência de chuvas. Como nessa época do ano é comum o uso das áreas de rios, barragens e açudes para o lazer, a Defesa Civil do RN alerta para o cuidado na utilização desses espaços para evitar acidentes e tragédias. Em caso de emergência as pessoas devem acionar as autoridades através do 190 e 193.

Reunião de emergência

Trecho interrompido da ponte que liga os municípios de Caraúbas e Olho d’água dos Borges, na RN-117 I Imagem: reprodução youtube
Trecho interrompido da ponte que liga os municípios de Caraúbas e Olho d’água dos Borges, na RN-117 I Imagem: reprodução youtube

Diferentes órgãos do Governo do Estado estão numa reunião de emergência na manhã desta segunda para analisar quais medidas serão adotadas diante dos estragos causados pela chuva intensa do final de semana.

Um trecho da ponte que liga os municípios de Caraúbas e Olho d’água dos Borges se rompeu na RN-117. De acordo com o Departamento de Estradas de Rodagem (DER-RN) é preciso esperar o nível da água baixar para começar o serviço de recuperação. A orientação, por enquanto, é que quem precisar transitar entre os municípios, pegue o desvio pela BR 405 ou pela BR 226.

Também houve registro de deslizamento de encosta na Estrada de Estivas (Genipabu-BR-101). A limpeza da pista será realizada nesta segunda-feira.

Na RN-233 (Caraúbas-Campo Grande), onde houve queda de barreira, há uma equipe no local e foi instalada sinalização. Todo o serviço de recuperação será realizado nos próximos dias.

Já na RN 118 (São Rafael-Jucurutu), uma equipe instalou sinalização para alertar sobre a fuga de material na cabeceira de uma ponte e realizar o levantamento técnico. O reparo será feito nos próximos dias.

Em Acari, uma subestação de energia pegou fogo na noite do sábado e o abastecimento de energia elétrica foi interrompido para 16 cidades. Além da chuva, havia incidência de raios na região, mas a Cosern ainda vai investigar o que provocou o incêndio.

Em Natal, ruas ficaram alagadas e em Parnamirim, na região metropolitana, houve rompimento de uma tubulação de drenagem no bairro Passagem de Areia, que acabou abrindo uma cratera.

Açudes

Até o momento, segundo técnicos da Secretaria do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh), não foi identificado nenhum risco de rompimento na infraestrutura dos açudes e barragens sob responsabilidade do Estado.

A barragem de Umari, a terceira maior do Rio Grande do Norte, sangrou neste final de semana. No geral, a média dos reservatórios do RN alcançaram 60% de sua capacidade com as chuvas do final de semana.

Imagem: reprodução Inmet
Apoiar Saiba Mais

Pra quem deseja ajudar a fortalecer o debate público

QR Code

Ajude-nos a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

Este site utiliza cookies e solicita seus dados pessoais para melhorar sua experiência de navegação.