Greve da Saúde encerra após três dias e trabalhadores retornam nesta sexta (14)
Natal, RN 23 de jun 2024

Greve da Saúde encerra após três dias e trabalhadores retornam nesta sexta (14)

13 de abril de 2023
3min
Greve da Saúde encerra após três dias e trabalhadores retornam nesta sexta (14)

Ajude o Portal Saiba Mais a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

O Sindicato dos Trabalhadores em Saúde do RN (Sindsaúde-RN) encerrou a greve iniciada na terça (11) e comunicou o retorno dos servidores aos trabalhos nesta sexta (14).

O motivo para o rápido fim foi o atendimento de parte das reivindicações da categoria por parte do Governo, segundo a coordenadora do sindicato, Rosália Fernandes. A entidade cobrava pontos como a implantação do piso da enfermagem, a reposição de perdas salariais acumuladas em 21,87%, implementação das mudanças de carga horária de 30 horas para 40 horas, pagamento de plantões eventuais dentro do mês trabalhado, pagamento de insalubridade para todos os profissionais, revisão da Lei de Produtividades, além do cumprimento da Lei do Plano de Cargos.

“Em menos de 72 horas a nossa pauta que vinha sendo discutida há um ano foi parcialmente atendida, onde nós saímos de uma negociação ontem (12) com o calendário de datas de vários itens. As progressões e mudanças de nível de 2022, inclusive o primeiro trimestre de 2023, as qualificações. Houve avanços importantes. Isso significa que nós vamos estar vigilantes”, afirmou a dirigente sindical.

Segundo Fernandes, “a suspensão não significa uma trégua ou uma confiança no governo”.

“A suspensão da greve não é o fim da luta, pelo contrário. Nós vamos permanecer em estado de greve com calendário permanente de assembleia, de mobilização e de paralisação”, pontuou.

Agora, o Sindsaúde permanece em Estado de Greve aprovado em assembleia, que pode ser retornada em junho diante do que for apresentado pelo Governo.

Confira o calendário aprovado:

19/04 - Assembleia sobre a Produtividade

27/04 - Reunião Extraordinária da Mesa SUS com o Governo

04/05 - Assembleia e Paralisação de advertência, caso a gratificação de incentivo a qualificação não seja paga em Abril.

Atividade mensal - Paralisação da Saúde caso os eventuais não sejam pagos no dia 15 de cada mês.

07/06 - Paralisação da categoria, caso a mudança de nível de 2022 não seja paga em Maio

2ª quinzena de Junho - Possibilidade da retomada da greve, diante do que for apresentado pelo Governo do Estado, como proposta para a reposição das perdas salariais dos trabalhadores da saúde do RN.

A categoria ainda aprovou outras atividades:

1 - Atos nos hospitais diante do assédio moral praticados no Walfredo Gurgel, Hosp. da Polícia, Giselda Trigueiro, João Machado e Deoclécio Marques.

2 - Elaboração de um dossiê sobre a situação dos hospitais do estado para ser protocolado no Ministério Público do Trabalho, Ministério Público da Saúde e discutido ao longo das reuniões da Mesa SUS.

3 - Impulsionar a campanha Fora Tadeu da Direção Geral do Hospital Walfredo Gurgel.

As mais quentes do dia

Apoiar Saiba Mais

Pra quem deseja ajudar a fortalecer o debate público

QR Code

Ajude-nos a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

Este site utiliza cookies e solicita seus dados pessoais para melhorar sua experiência de navegação.