A retomada da campanha permanente de vacinação, a interiorização do atendimento na saúde pública e a ampliação de leitos nas diferentes regiões do Rio Grande do Norte passam agora a ser legado do período da pandemia covid-19 enfrentada por todo o país, avalia Cipriano Maia titular da Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap), durante entrevista ao vivo no Balbúrdia desta quinta (27).
“Tivemos a criação de mais de100 novos leitos distribuídos nas diferentes regiões do estado, além do fortalecimento das ações de vigilância à saúde. Nesses 4 anos e 4 meses de gestão iniciamos esse processo de reconstrução do SUS no estado, pensando em ações estratégicas, além de responder ao enfrentamento das crises sanitárias e administrativas, que são cotidianas. Isso passa pela regionalização. Se você perguntar à população do Alto Oeste, da região de Pau dos Ferros, e perguntar sobre o Hospital Regional, vai ouvir que a atenção hoje é significativamente diferente do que tínhamos até 2018. O mesmo pode ser dito do Seridó, na região de Mossoró e João Câmara”, aponta Cipriano Maia.
O Secretário também detalhou a recuperação do orçamento para a saúde com a emenda criada pela equipe de transição, além da retomada de agenda interfederativa para desenvolvimento de políticas permanentes durante os próximos anos.
O titular da Sesap ainda falou sobre a criação das Policlínicas Integradas de Atenção à Saúde, que permitiu responder às necessidades de atenção especializada, ambulatorial e diagnóstico. Há a previsão de instalação de uma unidade no Seridó nesses próximos meses.
Confira a entrevista na íntegra AQUI.