CULTURA

Lugares de memória: projeto valoriza moradores e personagens de Natal com homenagem em placas   

“Um povo sem memória é um povo sem história”. A frase da historiadora Emília Viotti da Costa é uma das inspirações do trabalho de preservação da memória potiguar que a Universidade Popular e a Pós TV DHnet vêm desenvolvendo no Rio Grande do Norte.

A atuação ganha um novo capitulo neste sábado (8), com o inicio do projeto “Lugares de Memória”. A ideia é valorizar moradores importantes de Natal com placas de homenagens, destacando o nome e o papel dessas pessoas na cidade.

A inauguração acontece a partir das 18h, com a afixação e descerramento da primeira placa na casa de Maria do Carmo Fernandes de Souza, conhecida como dona Nesinha, cancioneira popular e moradora da rua do Areal, nº 408, nas Rocas. Haverá uma seresta a partir das 19h.

 – Esse projeto de cartografia e identidade visual popular da cidade é o inicio de uma cidade que sabe valorizar seus personagens e que não precisa ficar reinventando a roda, diz o coordenador do projeto Roberto Monte.

Conduzido por Monte e o historiador e videomaker Rômulo Sckaf, o Lugares de Memória não conta com qualquer tipo de financiamento externo:

 – Como é um projeto não tem qualquer tipo de financiamento público, acreditamos que até o final do ano conseguiremos colocar as outras 5 placas prevista para as Rocas, conta Sckaf.

Os próximos nomes homenageados serão divulgados em breve.

Clique para ajudar a Agência Saiba Mais Clique para ajudar a Agência Saiba Mais
Previous ArticleNext Article