Mais de 170 filhotes de tartaruga serão soltos em praia da Grande Natal neste sábado (8)
Natal, RN 28 de mar 2024

Mais de 170 filhotes de tartaruga serão soltos em praia da Grande Natal neste sábado (8)

8 de abril de 2023
2min
Mais de 170 filhotes de tartaruga serão soltos em praia da Grande Natal neste sábado (8)

Ajude o Portal Saiba Mais a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

A Praia de Búzios, no município de Nísia Floresta, recebe na tarde deste sábado (8) um evento para a soltura de filhotes de tartarugas da espécie pente. Organizado pela Oceânica, uma Organização da Sociedade Civil (OSC), mais de 170 ninhos irão até o mar. 

“A gente tem esse projeto há cinco anos. É um monitoramento da desova de tartarugas marinhas. A gente tá com mais de 170 ninhos monitorados e resguardados pelo Oceânica nessa temporada, que começou em dezembro e vai até julho”, explica Jéssica Paiva, ecóloga que é coordenadora do monitoramento.

Para ela, a soltura representa um momento de educação e sensibilização ambiental. 

“Esse evento é um compartilhamento com as pessoas que amam o mar de alguma forma, para que possam apreciar a caminhada dos filhotes ao mar. É um momento de renovação, um momento de vida, um momento de esperança”, diz ela. 

“Então é algo que a gente sempre faz quando pode porque sabe a importância disso para a educação, para sensibilização das pessoas, para elas compreenderem a grande importância do nosso litoral, das nossas dunas, da nossa restinga, do nosso mar para essas espécies que estão em risco de extinção”, comenta a ecóloga. 

Ainda de acordo com Paiva, o momento também reforça a importância de ter “profissionais e grupos cuidando desses setores que são muito importantes para a manutenção da vida e da saúde nos oceanos".

Chamada de “caminhada ao mar”, a soltura acontece às 16h30 em frente a barraca Búzios Green Style.

Apoiar Saiba Mais

Pra quem deseja ajudar a fortalecer o debate público

QR Code

Ajude-nos a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

Este site utiliza cookies e solicita seus dados pessoais para melhorar sua experiência de navegação.