Orquestra sinfônica do RN lança projeto no youtube para estimular potiguares a ouvirem música clássica
Natal, RN 25 de abr 2024

Orquestra sinfônica do RN lança projeto no youtube para estimular potiguares a ouvirem música clássica

7 de abril de 2023
3min
Orquestra sinfônica do RN lança projeto no youtube para estimular potiguares a ouvirem música clássica

Ajude o Portal Saiba Mais a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

Com o objetivo de aproximar a música clássica da população, a Orquestra Sinfônica do Rio Grande do Norte lança o programa Presença Digital, que estreia a temporada 2023 no próximo domingo (9/04), no canal da Orquestra no Youtube.

Para a estreia, o Movimento Sinfônico escolheu apresentar o concerto de lançamento da Sinfonia Trampolim da Vitória, que venceu a 17ª edição do Troféu Cultura na categoria melhor show em 2022.

A programação também inclui o lançamento do concerto oficial com o solista Joel Gesinger e regência de Luiz Malheiro, o concerto oficial com o maestro Márcio da Silva e solista Ivan Stankov, o concerto oficial da 9ª Sinfonia de Beethoven e o Concerto Especial de Natal.

Segundo Tatiane Fernandes, diretora geral da Mapa Realizações Culturais, responsável pela iniciativa, a ideia surgiu como uma alternativa para levar os conteúdos de música sinfônica no Rio Grande do Norte aos públicos de todos os lugares.

“No projeto Movimento Sinfônico, já fazíamos isso com a disponibilização do acervo da Orquestra. Com a pandemia, a dimensão e a relevância desse conteúdo digital ganharam novos ares e assim consolidamos o Programa Presença Digital”, afirma.

Com o lançamento dos concertos no canal do Youtube, os estudantes de instrumentos de orquestra e os integrantes das tradicionais bandas e filarmônicas do interior do estado também passarão a ter a oportunidade de aprofundar os seus conhecimentos.

Atualmente, os concertos são transmitidos ao vivo, mas com o Programa Presença Digital poderão ser acessados a qualquer momento pelo público, com uma maior qualidade audiovisual.

“Essa é uma oportunidade para quem não pôde acompanhar ao vivo. Através do Programa Presença Digital esperamos promover um maior contato com a cultura e a arte principalmente para aqueles que não têm acesso”, aponta Tatiane.

O projeto tem o apoio da Lei Câmara Cascudo, com recursos do Governo do RN/Fundação José Augusto e patrocínios do Edital Transformando Energia em Cultura, Instituto Neoenergia e Neoenergia Cosern, além de outras empresas parceiras.

https://www.youtube.com/@OSRN_OFICIAL

SERVICO

PROGRAMA PRESENÇA DIGITAL

Canal no youtube: https://www.youtube.com/@OSRN_OFICIAL
09 de abril – Concerto Oficial do Lançamento Mundial da Sinfonia Trampolim da Vitória
07 de maio – Concerto oficial com o solista Joel Gesinger
04 de junho – Concerto oficial Márcio da Silva e solista Ivan Stankov
09 de julho – Concerto oficial da 9ª Sinfonia de Beethoven
Data a definir - Concerto Especial de Natal

As mais quentes do dia

Apoiar Saiba Mais

Pra quem deseja ajudar a fortalecer o debate público

QR Code

Ajude-nos a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

Este site utiliza cookies e solicita seus dados pessoais para melhorar sua experiência de navegação.