Pastoral de Mãe Luiza celebra 40 anos com café da manhã, concurso e livro sobre bairro escrito por autor de Cidade de Deus
Natal, RN 28 de mar 2024

Pastoral de Mãe Luiza celebra 40 anos com café da manhã, concurso e livro sobre bairro escrito por autor de Cidade de Deus

29 de abril de 2023
4min
Pastoral de Mãe Luiza celebra 40 anos com café da manhã, concurso e livro sobre bairro escrito por autor de Cidade de Deus

Ajude o Portal Saiba Mais a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

O escritor carioca Paulo Lins é uma das atrações já confirmadas na celebração dos 40 anos do Centro Sócio-pastoral Nossa Senhora da Conceição criado no bairro de Mãe Luiza. A programação, que acontece de 3 a 5 de maio, inclui café da manhã, concurso de arquitetura e o lançamento do livro Mãe Luiza Construindo Otimismo, escrito por Paulo Lins, autor do livro Cidade de Deus, que inspirou o filme homônimo, aclamado pela critica e pelo publico, dirigido por Katia Lund e Fernando Meirelles

Na próxima quarta-feira (3), o Centro Sócio-pastoral Nossa Senhora da Conceição recebe a imprensa para uma entrevista coletiva na Escola de Musica do bairro. Após a conversa com os jornalistas, haverá uma visita guiada à obra desenvolvida ao longo desses 40 anos no bairro.

No dia 4 de maio, a partir das 19h, no ginásio Arena do Morro, haverá a mesa redonda Comunidades Vivas, ocasião em que será lançado concurso Desenvolvimento Social e Arquitetura. E no dia seguinte (5), fechando a programação, ocorrerá a noite de autógrafos do livro Mãe Luiza Construindo Otimismo, de Paulo Lins. O evento está marcado para 19h, também na Arena do Morro.

A Pastoral

O Centro Sócio-pastoral Nossa Senhora da Conceição foi fundado em 08 de dezembro de 1983, no bairro de Mãe Luiza, pelo padre Sabino Gentili juntamente com pessoas da comunidade como uma organização filantrópica, com sede no prédio da capela católica de mesmo nome. A entidade é uma associação sem fins econômicos, um espaço democrático e aglutinador, onde os anseios e problemas da comunidade têm espaço aberto para o debate e possíveis encaminhamentos de solução.

Criado para ser uma base institucional por onde a Igreja Católica participa da vida da comunidade, suas conquistas e lutas, o Centro teve a rara possibilidade, dada a sua rede de amigos e apoiadores, dentre os quais a “Fundação Ameropa”, a “Associação suíça de Amigos de Mãe Luiza” e a “Paróquia de Penzberg” na Alemanha, de materializar algumas respostas aos problemas percebidos pela própria comunidade como os mais graves. O diagnóstico desses problemas e das ideias de como enfrentá-los sempre foi feito através de seminários comunitários.

São muitas as atividades desenvolvidas pelo Centro Sócio-pastoral em Mãe Luiza. No decorrer das suas quase quatro décadas de existência, várias demandas trazidas pela comunidade se transformaram em ações concretas. Esse itinerário permitiu ao Centro perceber que havia construído junto com a comunidade um novo modelo de inclusão social. Esse modelo, construído de forma participativa, está fundamentado num conceito de desenvolvimento integral das pessoas e da comunidade, que permitiu que as lutas do povo confluíssem para conquistas coletivas materializadas em equipamentos sociais habitados por políticas públicas cidadãs e inclusivas.

Atualmente, sob a direção de Padre Robério Camilo e Ion de Andrade, o Centro emprega cerca de 60 funcionários, em sua maioria do próprio bairro de Mãe Luiza, distribuídos entre suas seis atividades principais:1) Escola Espaço Livre; 2) Casa Crescer; 3) Instituição de Longa Permanência para Idosos Espaço Solidário; 4) Ginásio Poliesportivo Arena do Morro; 5) Escola de Música de Mãe Luiza 6) Espaço TransformAção. Essas atividades atendem cerca de mil usuários da comunidade de forma diária, além de outras ações esporádicas e rotativas desenvolvidas em parceria com outras instituições como UFRN, IFRN, Senac, Sebrae, SAR, SESI, SESC, dentre outras que ampliam esse público.

Apoiar Saiba Mais

Pra quem deseja ajudar a fortalecer o debate público

QR Code

Ajude-nos a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

Este site utiliza cookies e solicita seus dados pessoais para melhorar sua experiência de navegação.