Prefeitura de Lagoa Nova nega transporte escolar a estudantes de cursinho popular em Currais Novos
Natal, RN 22 de mai 2024

Prefeitura de Lagoa Nova nega transporte escolar a estudantes de cursinho popular em Currais Novos

13 de abril de 2023
4min
Prefeitura de Lagoa Nova nega transporte escolar a estudantes de cursinho popular em Currais Novos

Ajude o Portal Saiba Mais a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

O Cursinho Popular Pré-Universitário Carolina Maria de Jesus, um movimento social de educação criado em 2020 por professores voluntários em Currais Novos, cresceu e atraiu estudantes de localidades vizinhas. Dentre eles, um grupo de 40 pessoas do município de Lagoa Nova, que está com dificuldades de fazer essas viagens.

Dois ônibus escolares, que já estavam superlotados, ficaram ainda menores com o início do cursinho. E, na primeira semana de abril, a Secretaria Municipal de Esporte, Cultura e Juventude informou que o transporte volta a ser usado apenas por universitários até que a situação seja resolvida pela gestão.

Uma mensagem foi publicada em grupo formado por usuários dos ônibus.

“A situação está precária, porque são apenas dois ônibus pra uma quantidade muito grande de alunos. Os estudantes vêm em pé, sentados no chão, onde couber. Pra resolver essa superlotação, eles estão excluindo o pessoal do cursinho preparatório para o Enem. E a gente conhece os nossos direitos, a gente sabe que isso não pode acontecer, porque o transporte é público”, reclama o estudante Henrique Bezerra, de 17 anos. “Já falamos com o secretário que é responsável pelo ônibus e ainda não obteve nenhuma resposta”.

A coordenadora e co-fundadora do cursinho popular, Bárbara Mychayany, conta que os alunos, preocupados, procuraram os professores.

“Eu acho que ninguém pega um ônibus público se não precisa. Tirar os alunos do cursinho, que fazem parte de um projeto gratuito que funciona em duas instituições públicas não é justo”, diz ela, sugerindo que a solução é conseguir comportar todas as pessoas, “que não seja segregado nenhum dos grupos e que a prioridade seja os alunos de escolas públicas”.

Dois vereadores da cidade de Lagoa Nova, Eliabe Davi (MDB) e Wallace Frade (PSD), assinaram requerimento de um ônibus extra.

Em vídeo publicado em rede social, Wallace faz um alerta sobre o problema mostrando imagens dos ônibus lotados, problema que se soma a trecho de estrada esburacada: “A gente sabe que alguns alunos, se não for resolvida essa situação, vão desistir de seus cursos sem ter como ir e vir”, comentou.

A Agência Saiba Mais tentou contato com o secretário de Juventude, Matheus Manoel de Medeiros, mas não obteve resposta até a publicação desta matéria.

Cursinho

Antes funcionando apenas aos sábados, das 8h às 12h, na Escola Estadual em Tempo Integral Tristão de Barros; o curso foi ampliado com aulas de segunda a quinta-feira, das 19h às 22h, no Instituto Federal do Rio Grande do Norte – IFRN Campus Currais Novos.

Atualmente, são 306 inscritos. Não existe limite para matrículas. Qualquer pessoa que tenha disponibilidade e interesse pode se matricular por meio de formulário online.

“O cursinho transforma vidas. Como Paulo Freire disse, ‘a educação não transforma o mundo, ela muda pessoas e pessoas transformam o mundo’. Nós professores nos juntamos e estamos com esse trabalho servindo a nossa comunidade. É um projeto que só tem a agregar e é preciso que haja uma parceria de todos os poderes. Aqui em Currais Novos está tudo tranquilo, ônibus indo deixar e pegar durante a semana. Nosso problema é apenas com a gestão de Lagoa Nova e a gente queria somente que pensassem nos alunos”, declara a coordenadora, Bárbara.

As mais quentes do dia

Apoiar Saiba Mais

Pra quem deseja ajudar a fortalecer o debate público

QR Code

Ajude-nos a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

Este site utiliza cookies e solicita seus dados pessoais para melhorar sua experiência de navegação.