Rosas na Cartola prepara espaço cultural com samba, jazz e choro na Ribeira, em Natal
Natal, RN 25 de abr 2024

Rosas na Cartola prepara espaço cultural com samba, jazz e choro na Ribeira, em Natal

21 de abril de 2023
3min
Rosas na Cartola prepara espaço cultural com samba, jazz e choro na Ribeira, em Natal

Ajude o Portal Saiba Mais a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

As antigas paredes azuis descascadas da fachada deram lugar a um vermelho vibrante. No topo da parede, uma placa instalada avisa: “Espaço Cultural e Gastronômico Rosas na Cartola”. Ainda sem data para inauguração, o empreendimento no bairro da Ribeira, zona Leste de Natal, quer levar rodas de samba para o largo da rua Chile e noites de chorinho e jazz num dos mais tradicionais bairros da capital.

A iniciativa é das empreendedoras e musicistas Brígida Paiva e Gláucia Wanderley, sambistas do grupo Rosas na Cartola. Atualmente o local está no processo de seleção da equipe.

“A proposta busca evidenciar o samba raiz e choro, tendo como objetivo fomentar a cultura local evidenciando o artista potiguar, como também artistas nacionais”, diz Paiva.

Quando estiver tudo pronto, o palco do espaço deve receber poetas, escritores, grupos de teatro, dança, oficinas, expositores de artes visuais, escolas de samba, grupos de jazz e tudo que envolva diversidade cultural local e nacional, segundo Brígida.

 “No gastronômico, teremos comida de boteco com pratos da gastronomia local e o  cardápio será assinado por uma chefe potiguar. Outro diferencial será a cerveja artesanal que foi criada e idealizada especialmente para Rosas Na Cartola, uma cerveja de pitaya e frutas vermelhas produzida pelo mestre cervejeiro Anderson Barra”, comenta.

De acordo com Gláucia, a iniciativa parte das vivências que as produtoras e artistas possuem em suas memórias afetivas, históricas, culturais e profissionais na rua Chile.

“Toda a revitalização do prédio, que é Patrimônio Histórico da nossa cidade, foi realizada com recursos próprios. A necessidade de um espaço voltado para o samba e para as diversidades culturais nos deram a coragem de fazermos um empréstimo e iniciarmos o resgate desse polo tão importante que é a Ribeira, em especial a Rua Chile”, celebra.

Ao inaugurar, o Espaço Rosas na Cartola terá acessibilidade para pessoas com deficiência. Brígida Paiva é também intérprete de Libras e técnica em Braile.

“Este é um ponto de suma importância pois somos defensoras reais de uma cultura com equidade”, afirma.

O espaço funcionará no número 1 da Rua Chile, em frente a Codern (Companhia Docas do Rio Grande do Norte). A data de inauguração será divulgada em breve no Instagram @rosasnacartola. 

Fachada do novo espaço cultural ja foi concluida / foto: cedida

As mais quentes do dia

Apoiar Saiba Mais

Pra quem deseja ajudar a fortalecer o debate público

QR Code

Ajude-nos a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

Este site utiliza cookies e solicita seus dados pessoais para melhorar sua experiência de navegação.