Samu Natal funciona com 30% do efetivo com greve da saúde municipal a partir desta segunda (24)
Natal, RN 24 de jun 2024

Samu Natal funciona com 30% do efetivo com greve da saúde municipal a partir desta segunda (24)

24 de abril de 2023
3min
Samu Natal funciona com 30% do efetivo com greve da saúde municipal a partir desta segunda (24)

Ajude o Portal Saiba Mais a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

Sem acordo para cumprimento da data-base, implantação e pagamento de retroativo das gratificações sonegadas, implantação e retroativo do adicional por tempo de serviço, fim do corte das gratificações dos servidores que estão em gozo de afastamento e retomada da mesa de negociação, os servidores da rede municipal de saúde de Natal iniciaram, nesta segunda (24), uma greve em toda capital.

Com a paralisação, o Samu Natal está funcionando com apenas 30% do efetivo, assim como todos os serviços de urgência e emergência. Já as unidades de saúde que fazem parte da rede municipal estão completamente paradas com a greve, de acordo com o Sindicato dos Trabalhadores da Saúde no Rio Grande do Norte (Sindsaúde/ RN).

Na manhã de hoje, a categoria fez uma manifestação partindo a pé da Praça Almirante Tamandaré, próxima ao Viaduto do Baldo, em direção à Prefeitura de Natal, na Cidade Alta. Os servidores também pedem a implantação do piso salarial dos técnicos de radiologia, convocação do cadastro de reserva, além de melhores condições de trabalho e combate ao assédio moral dentro das unidades de saúde.

Greve na rede municipal de saúde de Natal I Foto: Sindsaúde/ RN
Servidores em greve na rede municipal de saúde de Natal se concentram em Praça Almirante Tamandaré para manifestação I Foto: Sindsaúde/ RN

Além da direção do Sinsenat, a paralisação também é coordenada pelo Sindicato dos Enfermeiros do Rio Grande do Norte (Sindern), Sindicato dos Servidores de Natal(Sinsenat), Sindicato dos Farmacêuticos do RN (Sinfarn) e Sindicato dos Odontologistas do Rio Grande do Norte (Soern).

Para esta terça (25), está programada uma reunião com o comando de greve para definir a realização de novas atividades do calendário de greve, incluindo atos públicos nas unidades denunciadas em casos de assédio moral.

Pontos de negociação:

  • Cumprimento da Data Base a partir do reajuste de 56,81 % para especialistas e 36,99% para todo restante da categoria;
  • Insalubridade;
  • Revisão e atualização do Plano de Cargos, Carreira e Vencimentos;
  • Implantação das gratificações, quinquênios, adicionais e mudanças de nível;
  • Manutenção das gratificações em questionamento ao entendimento da Procuradoria Geral do Município (PGM) quanto à suspensão das gratificações dos trabalhadores e trabalhadoras da saúde;
  • Convocação do cadastro reserva;
  • Criação de uma comissão para acompanhar a implantação do piso da enfermagem no município e a instauração de uma Mesa de Negociação Permanente.

Caminha de servidores da saúde em greve e Natal I Imagens: cedidas Sindsaúde/ RN

As mais quentes do dia

Apoiar Saiba Mais

Pra quem deseja ajudar a fortalecer o debate público

QR Code

Ajude-nos a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

Este site utiliza cookies e solicita seus dados pessoais para melhorar sua experiência de navegação.