STF caminha para tornar 4º potiguar como réu por atos golpistas
Natal, RN 20 de abr 2024

STF caminha para tornar 4º potiguar como réu por atos golpistas

29 de abril de 2023
2min
STF caminha para tornar 4º potiguar como réu por atos golpistas

Ajude o Portal Saiba Mais a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

O Supremo Tribunal Federal (STF) deve confirmar na próxima semana o quarto potiguar envolvido na depredação da praça dos Três Poderes em Brasília como réu no processo dos atos golpistas. Se trata de Maxwell Guedes de Araújo.

O julgamento está sendo feito de forma individual por meio do plenário virtual. Os ministros apresentam votos analisando os elementos contra cada denunciado. Nesta sexta (28), com o voto favorável da ministra Rosa Weber, o placar pela aceitação das denúncias está em 8x0. 

Estão pendentes as posições dos ministros Nunes Marques e André Mendonça, que ainda não votaram. Eles têm até o dia 2 de maio, terça-feira, para proceder com o voto.

As votações iniciaram no dia 25 com um grupo inicial de 100 pessoas. Nesta primeira leva, estavam três potiguares já confirmados como réus: Antonio Fidelis da Silva Filho, Cleodon Oliveira Costa e Daywydy da Silva Firmino. A agência Saiba Mais mostrou ainda em janeiro que Firmino chegou a publicar dois vídeos de dentro da Academia da Polícia Federal logo após ser preso. Desta vez, o julgamento envolve mais 200 pessoas, incluindo Araújo.

Caso as acusações sejam aceitas pelos ministros, o potiguar e os outros denunciados se tornarão réus e responderão por crimes como:

  • associação criminosa armada;
  • abolição violenta do Estado Democrático de Direito;
  • golpe de Estado;
  • dano qualificado pela violência e grave ameaça com emprego de substância inflamável contra o patrimônio da União e com considerável prejuízo para a vítima
  • deterioração de patrimônio tombado.

Já de 3 a 8 de maio serão mais 250 denúncias a serem apreciadas, alcançando o total de 550 até o momento. Um quinto natural do RN será julgado: Jose Carlos Galanti, no inquérito que investiga os executores materiais dos crimes. As relatorias são do ministro Alexandre de Moraes.

As mais quentes do dia

Apoiar Saiba Mais

Pra quem deseja ajudar a fortalecer o debate público

QR Code

Ajude-nos a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

Este site utiliza cookies e solicita seus dados pessoais para melhorar sua experiência de navegação.