UFRN vai sediar 2º Congresso de comunicação pública, cidadania e desinformação
Natal, RN 19 de abr 2024

UFRN vai sediar 2º Congresso de comunicação pública, cidadania e desinformação

23 de abril de 2023
5min
UFRN vai sediar 2º Congresso de comunicação pública, cidadania e desinformação

Ajude o Portal Saiba Mais a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

Nos dias 16, 17 e 18 de outubro de 2023 será realizado o II Congresso Brasileiro de Comunicação Pública, Cidadania e Informação (II ComPública) no Departamento de Comunicação Social (Decom) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN/Campus Natal).

O objetivo central do evento é promover o debate e a troca de experiências sobre temas relevantes para a comunicação pública no Brasil, com foco na importância dessas discussões para a cidadania e ética. O público-alvo são estudantes, pesquisadores e profissionais que atuam na área de comunicação pública.

Com o tema "O direito humano à comunicação e as ameaças da desinformação", o congresso contará com palestras, mesas-redondas e apresentações de artigos científicos que abordarão questões como comunicação pública, mídias tradicionais e mídias digitais; direitos humanos e decolonialidade; democracia, transparência e participação; radiodifusão pública, privada e estatal no Brasil e na América Latina; direito à informação e acessibilidade; gestão e governança da comunicação pública.

Além das atividades presenciais na UFRN, o II ComPública também contará com oficinas online no dia 17 de outubro, abertas ao público em geral. As oficinas serão ministradas por profissionais e pesquisadores da área de comunicação pública e abordarão temáticas acadêmicas e profissionais relacionadas à temática geral do evento. As propostas serão recebidas até o dia 02 de maio de acordo com as normas do edital disponibilizadas no site da ABCPública.

Para conferir o edital, basta acessar o site :<https://abcpublica.org.br/wp-content/uploads/2023/04/EDITAL-OFICINAS-II-Compolitica-2023.pdf>.

A chefa do Departamento de Comunicação Social da UFRN, Janaine Aires, explica que os cursos de Comunicação da universidade são comprometidos com a defesa do direito humano à comunicação, tão fundamental para que a sociedade possa ter acesso a tantos outros direitos garantidos pela Constituição e que precisam ser reforçados na atual conjuntura.

“A gente está falando de um momento bastante delicado no que se refere aos processos de desinformação, seus impactos na estrutura democrática, na ascensão da extrema direita e, ao mesmo tempo, a desregulamentação dos meios de comunicação. Por isso a gente observa a necessidade de seguir um caminho contrário: pautar a importância da comunicação midiática, da comunicação pública, colocar em discussão a necessidade de fortalecer nosso sistema de comunicação público e estatal e que também possa existir uma discussão sobre a ética que permeia o processo de desenvolvimento de comunicação como um todo”.

Janaine Aires ainda salienta que a realização do II ComPública representa uma oportunidade de crescimento institucional e consolidação da contribuição da universidade com a comunicação pública. Com uma história significativa na área, a UFRN conta com uma agência de comunicação e uma estrutura de rádio e TV públicas, o que localiza a instituição em um lugar significativo para a temática geral do congresso.

A organização do evento está sendo realizada por professores e estudantes da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, integrantes da ABCPública e outras instituições parceiras que colaboram para viabilizar as estruturas física, logística e científica do evento.

Segundo a presidenta da ABCPública, Cláudia Lemos, o congresso será uma oportunidade para discutir a comunicação como um direito do cidadão com foco na transparência, na participação e no acesso a serviços públicos. "Vai ser um espaço para qualificação dos profissionais, apresentação de pesquisas, debate sobre prioridades para avançar nesse campo", afirma.

O II Congresso Brasileiro de Comunicação Pública, Cidadania e Informação é uma iniciativa da Associação Brasileira de Comunicação Pública (ABCPública) em parceria com a UFRN, por meio do Departamento de Comunicação Social. A expectativa é reunir presencialmente cerca de 200 participantes de todo o país para discutir e refletir sobre os desafios e práticas da comunicação pública no Brasil, além de mais estudantes, profissionais e pesquisadores nas oficinas online. As inscrições no evento e submissões de artigos científicos estarão abertas a partir do mês de maio. Para mais informações, acompanhe a ABCPública no Instagram (@abcpublica).

"Comunicação é um direito, esse é o tema do II Congresso. Mais: é um direito que permite o exercício de outros direitos, porque é a partir da informação que se abre a possibilidade de acesso a serviços e de participação no debate político. Comunicação pública é o processo de negociação de interesses diversos e divergentes, é o espaço da democracia", conclui Cláudia Lemos.

SERVIÇO

II CONGRESSO BRASILEIRO DE COMUNICAÇÃO PÚBLICA, CIDADANIA E INFORMAÇÃO
DATA: 16, 17 e 18 de outubro de 2023
TEMA: O direito humano à comunicação e as ameaças da desinformação
ONDE ACESSAR: Canais de comunicação da ABCPública
MAIS INFORMAÇÕES: [email protected]

Apoiar Saiba Mais

Pra quem deseja ajudar a fortalecer o debate público

QR Code

Ajude-nos a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

Este site utiliza cookies e solicita seus dados pessoais para melhorar sua experiência de navegação.