Projeto vai mapear experiências agroecológicas nas quatro zonas de Natal
Natal, RN 20 de abr 2024

Projeto vai mapear experiências agroecológicas nas quatro zonas de Natal

20 de maio de 2023
Projeto vai mapear experiências agroecológicas nas quatro zonas de Natal

Ajude o Portal Saiba Mais a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

Foi lançado nesta sexta-feira (19) o projeto “Agroecologia na Cidade”. A iniciativa vai mapear até julho as experiências agroecológicas, como quintais produtivos, nas quatro zonas de Natal.

O objetivo da iniciativa é conhecer onde acontecem as experiências, suas atividades principais e apontar os desafios e as propostas para o fortalecimento e promoção da produção de alimentos saudáveis na capital potiguar.

São consideradas experiências agroecológicas a produção de alimentos que busca otimizar a integração entre capacidade produtiva, uso e conservação da biodiversidade e dos demais recursos naturais, equilíbrio ecológico, eficiência econômica e justiça social.

O projeto é executado a partir de emenda da vereadora Brisa Bracchi (PT). A parlamentar afirmou que é preciso fomentar as políticas públicas deste setor.

“Natal, por mais que seja uma cidade urbana, por mais que seja uma capital, tem experiências agroecológicas e nós precisamos identificar essas experiências, nós precisamos construir mais políticas públicas para fomentar, para incentivar, para dar as condições, para dar dignidade dessas experiências seguirem acontecendo”, destacou Brisa.

O chefe da educação ambiental da Semurb, Otávio Escóssia, também comentou sobre a iniciativa.

"Nós nos reunimos com a AACC e com o pessoal do mandato da vereadora para fazermos a construção da metodologia que ia ser aplicada nesse mapeamento agroecológico aqui no município de Natal. O setor recepcionou a ideia inicial que estava sendo pensada para tentar contribuir da maneira que fosse possível e necessário. A Semurb entra como parceiro no projeto e não existe uma sobreposição de funções, mas um acompanhamento", afirmou.

O projeto de fomento à experiências agroecológicas em Natal é executado pela Associação de Apoio às Comunidades do Campo do Rio Grande do Norte (AACC), a partir de emenda parlamentar destinada pela vereadora Brisa Bracchi (PT), por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Urbanismo (Semurb) da Prefeitura do Natal; e conta com apoio do Laboratório Horta Comunitária Nutrir (LabNutrir), do Departamento de Nutrição da UFRN.

As mais quentes do dia

Apoiar Saiba Mais

Pra quem deseja ajudar a fortalecer o debate público

QR Code

Ajude-nos a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

Este site utiliza cookies e solicita seus dados pessoais para melhorar sua experiência de navegação.