CIDADANIA

Projeto vai mapear experiências agroecológicas nas quatro zonas de Natal

Foi lançado nesta sexta-feira (19) o projeto “Agroecologia na Cidade”. A iniciativa vai mapear até julho as experiências agroecológicas, como quintais produtivos, nas quatro zonas de Natal.

O objetivo da iniciativa é conhecer onde acontecem as experiências, suas atividades principais e apontar os desafios e as propostas para o fortalecimento e promoção da produção de alimentos saudáveis na capital potiguar.

São consideradas experiências agroecológicas a produção de alimentos que busca otimizar a integração entre capacidade produtiva, uso e conservação da biodiversidade e dos demais recursos naturais, equilíbrio ecológico, eficiência econômica e justiça social.

O projeto é executado a partir de emenda da vereadora Brisa Bracchi (PT). A parlamentar afirmou que é preciso fomentar as políticas públicas deste setor.

“Natal, por mais que seja uma cidade urbana, por mais que seja uma capital, tem experiências agroecológicas e nós precisamos identificar essas experiências, nós precisamos construir mais políticas públicas para fomentar, para incentivar, para dar as condições, para dar dignidade dessas experiências seguirem acontecendo”, destacou Brisa.

O chefe da educação ambiental da Semurb, Otávio Escóssia, também comentou sobre a iniciativa.

“Nós nos reunimos com a AACC e com o pessoal do mandato da vereadora para fazermos a construção da metodologia que ia ser aplicada nesse mapeamento agroecológico aqui no município de Natal. O setor recepcionou a ideia inicial que estava sendo pensada para tentar contribuir da maneira que fosse possível e necessário. A Semurb entra como parceiro no projeto e não existe uma sobreposição de funções, mas um acompanhamento”, afirmou.

O projeto de fomento à experiências agroecológicas em Natal é executado pela Associação de Apoio às Comunidades do Campo do Rio Grande do Norte (AACC), a partir de emenda parlamentar destinada pela vereadora Brisa Bracchi (PT), por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Urbanismo (Semurb) da Prefeitura do Natal; e conta com apoio do Laboratório Horta Comunitária Nutrir (LabNutrir), do Departamento de Nutrição da UFRN.

Clique para ajudar a Agência Saiba Mais Clique para ajudar a Agência Saiba Mais
Previous ArticleNext Article