Beco da Lama e Espaço Cultural Ruy Pereira ganharão restauração dos murais de grafite
Natal, RN 24 de abr 2024

Beco da Lama e Espaço Cultural Ruy Pereira ganharão restauração dos murais de grafite

20 de maio de 2023
Beco da Lama e Espaço Cultural Ruy Pereira ganharão restauração dos murais de grafite

Ajude o Portal Saiba Mais a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

A Prefeitura de Natal anunciou nesta semana a revitalização dos murais de grafite do Beco da Lama e do Espaço Cultural Ruy Pereira. Os artistas que irão trabalhar nos projetos serão selecionados por meio de editais lançados pela Secretaria de Cultura (Secult). 

De acordo com o prefeito Álvaro Dias (Republicanos), as novas pinturas se darão pelo desgaste dos grafites atuais.

“Pelo desgaste natural das obras é necessário que haja uma recuperação. No Beco da Lama vamos fazer novos murais de grafite, mantendo o de Câmara Cascudo, que será restaurado. Da mesma forma, iremos fazer no Espaço Ruy Pereira, recuperando o trabalho realizado anteriormente”, disse.

Titular da Secult, Dácio Galvão explicou que já foram lançados os editais para contemplar as intervenções urbanas em arte grafite na cidade. De acordo com o secretário, 20 pessoas irão trabalhar nesse processo de renovação e restauração dos murais dos dois espaços. 

“A arte grafite é muito dinâmica e tem essa característica de precisar se renovar de tempos em tempos. Vamos fazer isso aqui no Beco. No Ruy Pereira, por termos intervenções mais novas, iremos fazer a recuperação dos murais”, contou.

O Beco da Lama, tradicional reduto cultural e boêmio no bairro da Cidade Alta, ganhou as novas cores e formas em 2019, sob comando de Dicesarlove e do potiguar Miguel Carcará. 

A revitalização homenageou o folclorista, pesquisador e escritor natalense Câmara Cascudo. Na época, participaram 40 artistas envolvidos no trabalho, com grafites alusivos à obra do autor do “Dicionário do Folclore Brasileiro”. 

Em 2020, foi a vez do Espaço Cultural Ruy Pereira ganhar destaque. A exemplo do que aconteceu no Beco da Lama, a proposta dos idealizadores do projeto foi levar painéis em grafite para o local, que ganhou ainda reestruturação do passeio entre a avenida Princesa Isabel e a Rua Professor Zuza, iluminação especial e um palco permanente para apresentações culturais.

Apoiar Saiba Mais

Pra quem deseja ajudar a fortalecer o debate público

QR Code

Ajude-nos a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

Este site utiliza cookies e solicita seus dados pessoais para melhorar sua experiência de navegação.