Caurn oferece novo imunizante de alta dose contra influenza para idosos associados
Natal, RN 24 de abr 2024

Caurn oferece novo imunizante de alta dose contra influenza para idosos associados

15 de maio de 2023
Caurn oferece novo imunizante de alta dose contra influenza para idosos associados

Ajude o Portal Saiba Mais a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

O primeiro imunizante quadrivalente de alta dose contra a gripe será oferecido a idosos associados à Caixa de Assistência Universitária do Rio Grande do Norte (Caurn) entre 16 e 18 de maio, em uma parceria com o laboratório francês Sanofi, que lançou o produto no Brasil em abril. Doses limitadas das vacinas do tipo Efluelda estarão disponíveis, exclusivamente, para os maiores de 60 anos.

Na abertura da campanha de vacinação, a Caurn convida os associados para um café da manhã e palestra com a consultora científica Roberta Facioli. O evento será nesta terça-feira (16), a partir das 9h, no Auditório da Casa Caurn (Rua Coronel Luciano Saldanha, 2920 – Capim Macio). Haverá vacinação enquanto durar o estoque.

Os participantes da Caurn são servidores ativos ou inativos da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) e do Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN), bem como das entidades vinculadas (Funpec, Sintest, Adurn, Credsuper, Sinasefe, Ascefetrn, Afurn).

Efluelda

O imunizante está disponível apenas na rede privada e confere mais proteção contra a doença, por possuir uma quantidade maior de antígenos.

A imunologista e professora titular do Departamento de Microbiologia e Parasitologia do Centro de Biociências da UFRN, professora Janeusa Souto, explica a importância de se proteger da gripe na terceira idade e detalha que a vacina acessível a toda a população no SUS é trivalente, que protege contra três vírus (H1N1, H3N2 e cepa B). A tetravalente, que inclui dois vírus B (Influenza B Yamagata e Influenza B Victoria).

“Os estudos mostram que a população idosa apesar de ficar protegida fazendo a imunização com a trivalente padrão, observa o adoecimento e mesmo fazendo a pneumonia causada pelo vírus influenza. Então, é muito discutido na comunidade científica a necessidade de se produzir vacinas contra influenza mais potentes e essas vacinas estão em desenvolvimento e algumas já estão em uso em países europeus e nos Estados Unidos.”

Ainda de acordo com a imunologista, esses novos imunizantes podem ser de dois tipos: adjuvantes ou alta dose, caso da Efluelda, que ao invés de 15 microgramas, apresenta 60 microgramas dos constituintes vacinais. Essa estratégia imunológica ajuda o organismo de idosos a oferecer mais reposta.

Confira comentário da especialista:

[embed]https://www.youtube.com/watch?v=HZ0FgPh5PpU&t=378s[/embed]

Gripe pode ser grave e imprevisível

Segundo a farmacêutica Sanofi, estudos demonstraram que nos primeiros três dias após uma infecção por gripe um adulto com mais de 40 anos apresenta 8 vezes mais risco de ter um AVC8 e 10 vezes mais risco de ataque cardíaco. Um adulto com diabetes possui um risco 75% maior de ter um evento glicêmico anormal após ter gripe.

Esse processo é ainda mais agravado na população com 60 anos ou mais1, uma vez que com o envelhecimento, o sistema imune passa por um processo natural de enfraquecimento, chamado imunossenescência.10 Como resultado desse declínio progressivo do sistema imunológico, o organismo fica mais suscetível a algumas doenças e infecções e pode também ocorrer uma diminuição da resposta vacinal. Como exemplo, um estudo demonstrou que idosos permaneceram com maior risco de AVC até 2 meses após uma infecção pelo vírus influenza, o vírus da gripe. Além disso, adultos com mais de 65 anos representam 9 em 10 óbitos relacionadas à influenza e 63% das hospitalizações relacionadas à doença.

Imunização

De acordo com material de divulgação da Sanofi, o imunizante de alta dose contra gripe para os idosos foi aprovado pela primeira vez em formulação trivalente nos Estados Unidos em 2009 e, por isso, chega ao Brasil com um robusto corpo de dados de eficácia.

Em um estudo clínico randomizado com cerca de 32 mil pessoas com mais de 65 anos nos EUA e Canadá, ao longo de 2 estações de inverno, a vacina de alta dose contra a gripe demonstrou eficácia relativa de 24,2% quando comparada com a vacina de dose padrão na proteção de idosos contra a doença.

Já em uma meta-análise que avaliou dados colhidos ao longo de 10 temporadas de gripe, incluindo 22 milhões de indivíduos recebendo a vacina de alta dose contra a gripe e 12 milhões usando a vacina padrão, a vacina de alta dose provou oferecer benefícios de proteção além da gripe, reduzindo complicações sérias relacionadas à doença em comparação com a dose padrão, sendo elas, redução de 27% na hospitalização por pneumonia e redução de 18% nas internações por eventos cardiorrespiratórios. Esses dados estudados com a vacina trivalente de alta dose foram avaliados como equivalentes em sua nova formulação quadrivalente, por meio da realização de um amplo estudo de imunogenicidade.

“A história da Sanofi está conectada com a história de imunização contra a gripe no Brasil. Lançamos a primeira vacina trivalente do país em 1996 e realizamos a transferência de tecnologia no Brasil para o fornecimento ao Programa Nacional de Imunizações (PNI). Este ano, avançamos com uma solução em imunizante específico para a população idosa e seguimos dedicando esforços para avançar na proteção contra a doença e suas graves complicações”, conta a diretora-geral de Vacinas na Sanofi, Joana Adissi.

Serviço

Programação da Campanha de vacinação Caurn 2023
16.05 – Abertura da Campanha de Vacinação
9h: Palestra com a consultora científica Roberta Facioli
Café da manhã
Início da vacinação
17.05 e 18.05 – Vacinação
9h – 17h

Informações: (84) 3311.3680.

Apoiar Saiba Mais

Pra quem deseja ajudar a fortalecer o debate público

QR Code

Ajude-nos a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

Este site utiliza cookies e solicita seus dados pessoais para melhorar sua experiência de navegação.