Conferências de Saúde definem terreno do antigo Hospital São Francisco para o novo Hospital Estadual em Natal
Natal, RN 16 de abr 2024

Conferências de Saúde definem terreno do antigo Hospital São Francisco para o novo Hospital Estadual em Natal

28 de maio de 2023
Conferências de Saúde definem terreno do antigo Hospital São Francisco para o novo Hospital Estadual em Natal

Ajude o Portal Saiba Mais a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

Após intensas discussões e debates, as conferências de saúde do Rio Grande do Norte chegaram a um consenso sobre o melhor local para a implantação do novo Hospital Estadual em Natal. A proposta foi aprovada tanto na 10ª Conferência Estadual de Saúde quanto na 9ª Conferência Municipal de Saúde de Natal, contando com a participação de centenas de representantes dos Usuários SUS, trabalhadores da saúde, gestores e prestadores de serviços de saúde.

A definição foi de que o novo hospital será implantado no terreno do antigo Hospital São Francisco, conhecido como Leprosário. Localizado na zona Oeste de Natal, próximo à avenida Mor Gouveia e à Estação Esperança de Trem, o terreno foi escolhido por apresentar características que o tornam acessível à população e central em termos metropolitanos. Além disso, a região tem se desenvolvido como um importante polo estadual de saúde e medicina legal, com ampla funcionalidade e inclusão.

A decisão de implantar o novo hospital no terreno do antigo Hospital São Francisco foi respaldada pelos participantes das conferências de saúde, que reconheceram a importância da localização estratégica e das condições favoráveis oferecidas pelo local. A proximidade da avenida Mor Gouveia e da Estação Esperança de Trem facilitará o acesso da população, garantindo uma maior agilidade no atendimento em casos de traumas e emergências médicas.

A proposta aprovada será encaminhada à governadora Fátima Bezerra, que será consultada sobre a aceitação. Segundo o professor e ativista socioambiental Milton França, a expectativa é de que a chefe do executivo estadual acate a decisão das conferências de saúde, levando em consideração a representatividade dos participantes e a importância de ouvir as demandas da sociedade no processo de tomada de decisões relacionadas à saúde pública.

Para França, a implantação do novo Hospital Estadual em Natal é uma medida importante para fortalecer a rede de atendimento de traumas no estado, e a escolha do local de forma participativa, por meio das conferências de saúde, demonstra o compromisso em buscar soluções que atendam às necessidades da população e garantam o acesso aos serviços de saúde de qualidade.

“Muito além de definir a localização para implantação do necessário hospital, transforma o projeto de governo em um projeto de estado que deve ser concluído e operado com eficiência não importando quem venha governar o Estado do RN”, avaliou o professor.

Apoiar Saiba Mais

Pra quem deseja ajudar a fortalecer o debate público

QR Code

Ajude-nos a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

Este site utiliza cookies e solicita seus dados pessoais para melhorar sua experiência de navegação.