Cuidado em Arte, Urgências e Liberdades de Existência: uma reflexão sobre Saúde Mental
Natal, RN 23 de abr 2024

Cuidado em Arte, Urgências e Liberdades de Existência: uma reflexão sobre Saúde Mental

14 de maio de 2023
Cuidado em Arte, Urgências e Liberdades de Existência: uma reflexão sobre Saúde Mental

Ajude o Portal Saiba Mais a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

Cuidado em Arte, Urgências e Liberdades de Existência. Esse é o CAULE, uma iniciativa construída pela sociedade civil, grupos e coletivos engajados com o objetivo de debater como o afastamento afeta a saúde mental das pessoas. Inspirados na metáfora do caule de uma árvore, eles buscam explorar as ramificações dos desafios relacionados à saúde mental, propondo uma série de ações que combinam arte e práticas coletivas.

A ideia, que surgiu entre Paula Erica, Iara Maria Carvalho, Thiago Medeiros, Casarão da Poesia e Insurgências Poéticas, tem origem a partir dos efeitos da Covid-19 sobre a saúde das pessoas. As medidas de isolamento social adotadas em meio à pandemia contribuíram para jogar luz sobre os equívocos de um modelo assistencial em saúde mental que se baseia no isolamento dos pacientes.

Segundo o coletivo, a iniciativa busca sensibilizar “outras perspectivas sobre os adoecimentos psíquicos tão presentes em nosso cotidiano, como herança de uma política de cultura manicomial”.

Apesar da vitória legal com a constituição de um instrumento para a construção de uma consciência coletiva sobre cuidado e liberdade, que foi a Reforma Psiquiátrica, a lei nunca se consolidou integralmente no país, e nos últimos seis anos foi desmontada com a falta de uma política que sustente a realização e a ampliação dos serviços que vinham sendo implantados, com um desfinanciamento e uma precarização da Rede de Atenção Psicossocial. Os problemas econômicos e sociais também agravaram o quadro de saúde mental.

Todas essas preocupações motivam os profissionais envolvidos neste coletivo a realizar uma série de ações em Natal, Currais Novos e Mossoró que tragam a saúde mental e a luta antimanicomial para o debate social, através de um cuidado pautado pela arte, desinstitucionalização e liberdade”, afirma o coletivo CAULE.

Entre as atividades planejadas estão uma transmissão ao vivo com os idealizadores do coletivo, uma manhã integrativa com usuários dos CAPS, oficinas de produção poética coletiva chamadas "CORPOESIA", diálogos e reflexões nas redes sociais por meio de vídeos e fotografias relacionados a poemas de autores potiguares, exposições, sugestões de produções audiovisuais sobre o tema, roda de conversa na Casa de Cultura de Currais Novos, sarau e lançamento do livro "No Pescoço do Infinito" de Thiago Medeiros, que aborda esses temas por meio de poemas e prosas.

Cuidar de si no mundo e do mundo em si é uma urgência que permeia todas as dimensões humanas e sociais”, destaca o coletivo CAULE.

As mais quentes do dia

Apoiar Saiba Mais

Pra quem deseja ajudar a fortalecer o debate público

QR Code

Ajude-nos a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

Este site utiliza cookies e solicita seus dados pessoais para melhorar sua experiência de navegação.