Eleições em 2024 seguem acirradas e saúde é o que mais preocupa eleitor de Natal
Natal, RN 19 de abr 2024

Eleições em 2024 seguem acirradas e saúde é o que mais preocupa eleitor de Natal

5 de maio de 2023
Eleições em 2024 seguem acirradas e saúde é o que mais preocupa eleitor de Natal

Ajude o Portal Saiba Mais a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

Apesar de algumas vitórias recentes pela corrente mais progressista, o processo de eleição mais acirrada deve continuar nos próximos pleitos. A avaliação é do cientista social e professor do Departamento de Ciências Sociais da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), Daniel Menezes, entrevistado do Balbúrdia desta sexta (05).

Uma pesquisa realizada pelo Instituto Seta, divulgada esta semana, aponta os prováveis nomes para concorrer à Prefeitura de Natal nas próximas eleições, além de uma desaprovação do prefeito de Natal, Álvaro Dias (Republicanos).

Para a pesquisa, realizada entre 25 e 26 de abril, foram entrevistadas 800 pessoas em Natal. Na versão espontânea, quando não há sugestão de nomes de candidatos, o ex-prefeito de Natal, Carlos Eduardo aparece em 1º lugar com 19% dos votos, seguido por Styvenson Valentim (10%), Natália Bonavides (7,5%) e Paulinho Freire (5,9%).

Já na versão estimulada, quando o entrevistador sugere os nomes de candidatos que possam concorrer ao pleito, Carlos Eduardo segue em 1º lugar (22,4%), mas, na sequência, Natália Bonavides (12,5%) sobre para a 2ª posição, seguida por Styvenson Valentim (12,4%), Rafael Motta (7,5%) e Paulinho Freire (7%). A pesquisa tem margem de erro de 3,5% para mais ou menos

A pesquisa aponta uma queda da avaliação positiva do prefeito Álvaro Dias, o que já dava para perceber em face de muitas movimentações de estudantes sobre transporte e saúde, em que pese o fato da imprensa hegemônica não noticiar muito esses problemas. Mesmo ainda nesse momento, ainda próximo daquela crise dos ataques, o eleitor entrevistado iguala o problema da segurança ao da saúde. Para o eleitor natalense, apesar de falarmos muito da questão do transporte que está esfacelado, o funcionamento dos postos de saúde é uma pauta que não conhecemos muito. Em Natal, quem elege o prefeito são as classes E, D e C. Então essa população está certamente sofrendo com problemas nos postos de saúde, em seguida vem a preocupação com saneamento, buracos e as questões das vias públicas. São muitos problemas, mas na questão municipal, o que elege ou não um prefeito é a saúde, a escola, a creche”, avalia Daniel Menezes.

O cientista social ainda apontou que outros avaliadores dos serviços municipais, como vaga em escolas e creches, também enfrentam problemas, apesar de haver pouca ênfase nesse tipo de pauta na mídia tradicional local.

Falta a oposição dar vazão a esses problemas de forma mais efetiva, com exceção da questão do transporte, com ações na justiça pela manutenção de linhas, enxergo uma certa leniência da oposição em não atacar os problemas locais”, indica.

Confira a entrevista:

(17) As projecões para 2024: entrevista com o cientista social e diretor da SETA Daniel Menezes - YouTube

As mais quentes do dia

Apoiar Saiba Mais

Pra quem deseja ajudar a fortalecer o debate público

QR Code

Ajude-nos a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

Este site utiliza cookies e solicita seus dados pessoais para melhorar sua experiência de navegação.