Enfermeira de posto da Vila de Ponta Negra lança livro de crônicas e poemas sobre vivências no SUS
Natal, RN 28 de mar 2024

Enfermeira de posto da Vila de Ponta Negra lança livro de crônicas e poemas sobre vivências no SUS

18 de maio de 2023
Enfermeira de posto da Vila de Ponta Negra lança livro de crônicas e poemas sobre vivências no SUS

Ajude o Portal Saiba Mais a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

Vinte e cinco anos atuando no Programa de Saúde da Família, do SUS, inspiraram a enfermeira potiguar Meine Siomara Alcântara a escrever crônicas e poemas. Ela lança, neste sábado (20), o livro “Vila de afetos: marcas do cuidado”, às 18h, na Tapiocaria da Vó. A Vila de Ponta Negra, que também dá nome ao livro, é o principal lugar onde Meine viveu as histórias que a levaram aos textos.

A enfermeira e historiadora, que é natural de Mossoró, viveu em Areia Branca e se fixou em Natal há quarenta anos, também trabalhou na Unidade de Saúde da Família de Felipe Camarão e no Hospital Giselda Trigueiro.

“Sempre que algo me toca, que eu vou pra visita domiciliar ou até mesmo quando eu trabalhei em um hospital algo que eu que eu chegue em casa e fico pensando, eu escrevo. São mais crônicas pequenas, mas também faço poesia”, explica a autora, que já publicou outros dois livros: Sindicato do Garrincho – um ideal nunca morre (2003) e Contos, Cantos e Encantos de Felipe Camarão (2010), também a partir de vivências na saúde pública.

“O que me incomoda o que me comove nesse contato com as pessoas, com o sofrimento das pessoas, que eu, como enfermeira, vejo todos os dias. São situações que me incomodam e que eu tento passar pra escrita de uma forma romântica, com sentimentos. É uma coisa que eu trago dentro de mim.”, continua.

O livro pode ser comprado por R$ 25 ou 3 Kg de alimentos não perecíveis. A arrecadação será usada para compra de cestas básicas para as famílias da comunidade em vulnerabilidade social.

“Como trabalho muito com a comunidade, penso a saúde de uma forma mais abrangente, a nível de promoção à saúde e prevenção; sempre gostei de fazer alguma coisa a mais com essas pessoas com quem estou no dia a dia, vejo e cuido como enfermeira. Não moro na Vila, mas passo o dia todo, trabalho de segunda a sexta.”, conta Meine.

“Vila de afetos: marcas do cuidado” havia sido lançado online, em 2020, e agora é apresentado aos leitores de forma presencial. A organização do evento é do Fórum Vila em Movimento, rede da qual Meine Siomara faz parte, e conta com a participação de Rafaela Brito, do Grupo de Idosos Estrela do Amanhã e do Grupo Protagonistas da Paz. E ainda do Serviço de Assistência Rural e Urbano – SAR, por meio do Programa Bodega Solidária, que deve se instalar também na Vila.

Tem patrocínio da OSC Mutirão, Sindern, dos Supermercados Ligzarb e Qualifrios e apoio do Mulherio Zila Mamede. A publicação teve apoio também da gestão passada da Secretaria Municipal de Saúde de Natal.

SERVIÇO | Lançamento do livro “Vila de afetos: marcas do cuidado”, de Meine Siomara
Data: Sábado, 20/05/2023
Horário: 18h
Local: Tapiocaria de Vó (R. Ver. Manoel Coringa de Lemos, 484 - Vila de Ponta Negra)

As mais quentes do dia

Apoiar Saiba Mais

Pra quem deseja ajudar a fortalecer o debate público

QR Code

Ajude-nos a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

Este site utiliza cookies e solicita seus dados pessoais para melhorar sua experiência de navegação.