Moradores e ativistas ambientais convocam protesto contra trincheira na Av. Alexandrino de Alencar
Natal, RN 24 de abr 2024

Moradores e ativistas ambientais convocam protesto contra trincheira na Av. Alexandrino de Alencar

26 de maio de 2023
Moradores e ativistas ambientais convocam protesto contra trincheira na Av. Alexandrino de Alencar

Ajude o Portal Saiba Mais a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

Manifestantes e ativistas pelo meio ambiente organizam um protesto neste sábado (27)  contra a construção de trincheiras no cruzamento das Avenidas Salgado Filho e Alexandrino de Alencar, no Tirol, zona Leste de Natal.

A iniciativa deve reunir moradores da região, especialistas e ativistas ambientais que se dizem preocupados com a possível obra realizada pela Prefeitura de Natal. No ato, marcado para às 9h, deve acontecer um abraço coletivo em defesa das árvores.

“Travar o fluxo da principal avenida da cidade por anos, prejudicar a atividade humana e econômica do trecho e tornar a região mais quente e desagradável, sem resolver o problema e inviabilizar outras alternativas, são algumas das preocupações do movimento”, aponta o grupo.

A construção, que deveria ter começado em junho do ano passado, vem se arrastando desde então. A trincheira é um tipo de túnel que, na justificativa da Secretaria de Mobilidade Urbana (STTU), vai reduzir os engarrafamentos e dar maior vazão ao tráfego de veículos no local.

Neste mês, um protesto já foi organizado por ciclistas, que argumentam que a obra é agressiva e vai no caminho contrário do que vem sendo realizado nas capitais vizinhas, como João Pessoa e Fortaleza. Estas cidades, segundo eles, têm priorizado a construção de ciclovias e ciclofaixas para incentivar o uso da bicicleta na cidade.

Segundo os organizadores, há uma falta de discussão do projeto da Prefeitura com a população. Eles dizem que a obra desconsidera o transporte público e centraliza a mobilidade nos carros.

Um abaixo-assinado online também foi criado, direcionado ao ministro das Cidades, Jader Filho. O texto pede a suspensão do contrato firmado entre o antigo Ministério do Desenvolvimento Regional com a Prefeitura. A obra está orçada em R$ 24,9 milhões.

SERVIÇO:

Data: Sábado, 27 de maio

Hora: 9h

Local: Cruzamento das Avenidas Salgado Filho com Alexandrino de Alencar

As mais quentes do dia

Apoiar Saiba Mais

Pra quem deseja ajudar a fortalecer o debate público

QR Code

Ajude-nos a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

Este site utiliza cookies e solicita seus dados pessoais para melhorar sua experiência de navegação.