Manifestantes e ativistas pelo meio ambiente organizam um protesto neste sábado (27) contra a construção de trincheiras no cruzamento das Avenidas Salgado Filho e Alexandrino de Alencar, no Tirol, zona Leste de Natal.
A iniciativa deve reunir moradores da região, especialistas e ativistas ambientais que se dizem preocupados com a possível obra realizada pela Prefeitura de Natal. No ato, marcado para às 9h, deve acontecer um abraço coletivo em defesa das árvores.
“Travar o fluxo da principal avenida da cidade por anos, prejudicar a atividade humana e econômica do trecho e tornar a região mais quente e desagradável, sem resolver o problema e inviabilizar outras alternativas, são algumas das preocupações do movimento”, aponta o grupo.
A construção, que deveria ter começado em junho do ano passado, vem se arrastando desde então. A trincheira é um tipo de túnel que, na justificativa da Secretaria de Mobilidade Urbana (STTU), vai reduzir os engarrafamentos e dar maior vazão ao tráfego de veículos no local.
Neste mês, um protesto já foi organizado por ciclistas, que argumentam que a obra é agressiva e vai no caminho contrário do que vem sendo realizado nas capitais vizinhas, como João Pessoa e Fortaleza. Estas cidades, segundo eles, têm priorizado a construção de ciclovias e ciclofaixas para incentivar o uso da bicicleta na cidade.
Segundo os organizadores, há uma falta de discussão do projeto da Prefeitura com a população. Eles dizem que a obra desconsidera o transporte público e centraliza a mobilidade nos carros.
Um abaixo-assinado online também foi criado, direcionado ao ministro das Cidades, Jader Filho. O texto pede a suspensão do contrato firmado entre o antigo Ministério do Desenvolvimento Regional com a Prefeitura. A obra está orçada em R$ 24,9 milhões.
SERVIÇO:
Data: Sábado, 27 de maio
Hora: 9h
Local: Cruzamento das Avenidas Salgado Filho com Alexandrino de Alencar