“Palavras Contadas”: homenagem póstuma a Pinto Júnior marca comemoração aos 25 anos do Potiguar Notícias
Natal, RN 20 de abr 2024

"Palavras Contadas": homenagem póstuma a Pinto Júnior marca comemoração aos 25 anos do Potiguar Notícias

28 de maio de 2023

Ajude o Portal Saiba Mais a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

Entusiasmo pelo amor, pela escrita e pela vida”. É assim que Irandi Pinto define a obra "Palavras Contadas", uma coletânea de crônicas escritas ao longo da vida pelo seu marido, o jornalista Pinto Júnior. O livro será lançado no próximo dia 1 de junho, na Câmara Municipal de Parnamirim. O evento marca o início das comemorações pelos 25 anos do veículo de notícias Potiguar Notícias, que foi fundado pelo próprio Pinto Júnior e se estabeleceu como um dos primeiros veículos digitais do Rio Grande do Norte.

O lançamento do livro é uma homenagem póstuma a José Alves Pinto Júnior, que faleceu aos 53 anos, vítima da COVID-19. Pinto Júnior nasceu em Várzea Nova, na Bahia, e cresceu em Nova Floresta, na Paraíba. Formado em Jornalismo pela Universidade Estadual da Paraíba, ele decidiu seguir carreira profissional no Rio Grande do Norte, onde trabalhou em agências de publicidade e empresas jornalísticas de Natal.

A iniciativa de reunir as crônicas e realizar o lançamento do livro partiu da enfermeira Irandi Pinto. Em entrevista à Agência Saiba Mais, ela avalia que chegar aos 25 anos do veículo e lançar o livro de Pinto Júnior é “um bálsamo” que a impulsiona a continuar na luta, seguindo o exemplo deixado por ele.

A pré-venda do livro já contabilizou a venda de mais de 200 exemplares, adquiridos por amigos e familiares. Durante o lançamento, também serão disponibilizadas cópias para venda e convites estão sendo enviados para realizar lançamentos em outras cidades.

Confira a entrevista na íntegra.

SAIBA MAIS: Como surgiu a ideia de reunir as crônicas escritas ao longo da vida de Pinto Júnior e lançar o livro "Palavras Contadas"?

IRANDI PINTO: Pinto Junior sonhava, entre tantos outros sonhos, em um dia publicar seus poemas e crônicas. Escreveu ao longo da sua vida. Com a sua ida prematura, vítima do Covid-19, resolvi dá continuidade a esse sonho que passou a ser meu também.

SAIBA MAIS: Qual é o tema principal abordado nas crônicas presentes no livro?

IRANDI PINTO: Cultura e momentos vivenciados por ele, sobre as coisas do tempo.

SAIBA MAIS: Como você descreveria o estilo de escrita de Pinto Júnior nas crônicas do livro?

IRANDI PINTO: Todo o entusiasmo pelo amor, escrita e pela vida.

SAIBA MAIS: Qual é o significado do livro "Palavras Contadas" no contexto das comemorações de aniversário dos 25 anos do veículo Potiguar Notícias?

IRANDI PINTO: Uma justa homenagem a ele como fundador desse veículo. Pinto era um empreendedor, deixou sua contribuição para a sociedade e sempre acreditava em um futuro melhor.

SAIBA MAIS: Pode nos contar um pouco sobre a vida e carreira de Pinto Júnior como jornalista?

IRANDI PINTO: Ele respirava jornalismo 24h. Formado em Campina Grande, escolheu o RN para fazer história no jornalismo Potiguar. Idealizou e criou o Jornal Potiguar Notícias. Além de poeta e cronista, criou projetos culturais no RN, como o Concurso Literário Zila Mamede, Diálogos Abertos, Livraria Amiga do Autor Potiguar, e foi idealizador dos programas da PNTV Literatura e PNTV Cultura, bem como Cultura em Debate. Apresentador de um programa na TV União, onde iniciou, e a seguir na Band Natal, com o programa Conexão Potiguar.

SAIBA MAIS: Quais são as expectativas para o lançamento do livro? Já há uma demanda significativa na pré-venda?

IRANDI PINTO: Sim, uma demanda muito positiva, com expectativas superadas e grande satisfação pela consideração e respeito com que o povo potiguar abraçou o jornalista Pinto Júnior.

SAIBA MAIS: Além do lançamento na Câmara Municipal de Parnamirim, estão previstos outros eventos de lançamento nas cidades onde Pinto Júnior fez história?

IRANDI PINTO: Sim, esse é só o primeiro de outros que virão. Já existe uma programação para um segundo lançamento na cidade de Nova Floresta, na PB, onde morou e tem familiares e amigos.

SAIBA MAIS: O que o livro "Palavras Contadas" representa em termos de legado e contribuição para a literatura e o jornalismo local?

IRANDI PINTO: A vida de um jornalista por trás dos bastidores, dimensão de sua inteligência, a experiência de um amante da literatura brasileira.

SAIBA MAIS: Pode nos dar alguns exemplos de lições presentes nas crônicas de Pinto Júnior?

IRANDI PINTO: As crônicas abordam elementos inerentes do ser humano, quem tiver acesso ao livro, leitura ou textos contidos no livro poderá perceber que cada palavra expressa um pouco da essência do que é um ser humano de verdade no cotidiano. Acredito que essa é a maior lição.

SAIBA MAIS: Como você acredita que o livro "Palavras Contadas" pode influenciar outros escritores e jornalistas na região?

IRANDI PINTO: Entendo que acima de tudo o amor pela profissão, a garra incansável te leva onde você deseja.

11.Quais são os planos futuros para preservar e divulgar o legado de Pinto Júnior, tanto através do livro quanto do veículo Potiguar Notícias?

IRANDI PINTO: A partida dele nos deixou um vazio imenso. Coube a mim tocar a empresa e cuidar dos filhos. Chegar aos 25 anos do Potiguar Notícias e lançar esse livro é como um bálsamo para que eu continue firme e forte seguindo o exemplo que ele nos deixou. O plano futuro entrego na mão de Deus.

12.Existe alguma mensagem especial que você gostaria de transmitir aos leitores e potenciais leitores do livro "Palavras Contadas"?

IRANDI PINTO: Que um livro pode transportar o leitor a outras realidades, permitindo que ele expanda novas ideias e seguindo novos horizontes. Um livro pode deixar uma marca duradoura na mente e no coração do leitor, mudando sua maneira de pensar e ver o mundo ao seu redor.

13.Como você espera que as pessoas sejam impactadas ao lerem as crônicas de Pinto Júnior no livro?

IRANDI PINTO: Que as palavras de Pinto Júnior possam despertar nas pessoas a mesma sensibilidade com que ele encarava a vida e levá-los a refletir sobre suas vidas e experiências.

As mais quentes do dia

Apoiar Saiba Mais

Pra quem deseja ajudar a fortalecer o debate público

QR Code

Ajude-nos a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

Este site utiliza cookies e solicita seus dados pessoais para melhorar sua experiência de navegação.