Prefeito de Natal é cortejado por pré-candidatos de direita mesmo com aprovação em queda
Natal, RN 20 de abr 2024

Prefeito de Natal é cortejado por pré-candidatos de direita mesmo com aprovação em queda

30 de maio de 2023
Prefeito de Natal é cortejado por pré-candidatos de direita mesmo com aprovação em queda

Ajude o Portal Saiba Mais a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

Fora da disputa eleitoral de 2024 por já estar no segundo mandato à frente da Prefeitura de Natal, Álvaro Dias (Republicanos) vem sendo cortejado por nomes proeminentes da direita potiguar.

Ainda não se sabe quem o chefe do Executivo apoiará, e Álvaro evita dar detalhes sobre o assunto. Ao menos dois nomes já reivindicaram seu apoio publicamente: o ex-presidente da Câmara Municipal e deputado federal Paulinho Freire (União), e o também deputado General Girão (PL).

Em abril, Freire anunciou seu desejo de ser prefeito da capital, e classificou a possível empreitada como um “sonho”.

Em entrevista ao Diário do RN, o parlamentar expôs o desejo de caminhar ao lado de Dias em 2024.

“Seria muito bom ter o apoio do prefeito de Natal, que vem sendo bem avaliado nas pesquisas, apesar das muitas dificuldades. Eu queria muito ter o apoio do prefeito, mas isso cabe a ele decidir qual o melhor nome para sucedê-lo”, disse.

Na semana passada, foi a vez de Girão explicitar novamente sua pré-candidatura. Fiel apoiador do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), o deputado disse esperar a formação de um bloco de direita nas eleições municipais “contra a esquerda”.

Sobre o desejo de receber o apoio de Álvaro, apontou que o gesto seria “fundamental” em entrevista à 96 FM.

“O apoio do prefeito Álvaro Dias é fundamental. Eu digo que é imprescindível. Eu acredito que a gente deve trabalhar sim pra conversarmos pessoalmente e tratarmos disso com outros candidatos”, afirmou.

Correndo por fora, outro nome que aparece como possível aliado do prefeito para 2024 é de Irapoã Nóbrega, titular da Secretaria de Serviços Urbanos de Natal (Semsur). 

Formado em Gestão de Políticas Públicas, o secretário é parceiro de longa data de Álvaro Dias. Já foi seu chefe de gabinete quando Álvaro era deputado estadual, ocupando a mesma função na vice-prefeitura. Passou ainda pela secretaria adjunta da Semsur e foi presidente da Urbana, companhia responsável pela limpeza pública da cidade, em 2019.

Nóbrega, portanto, seria um nome de confiança do atual prefeito, mas pesa contra ele o fato de não ter a mesma visibilidade que os demais. 

Outro nome já com pré-candidatura posta mas que não deve repetir a dobradinha com Dias é Carlos Eduardo. O ex-prefeito se desfiliou do PDT no início de maio e rumou para o PSD do casal Zenaide Maia e Jaime Calado. Lá, disse contar com todo o apoio da direção estadual para conduzir o diretório natalense.

Derrotado na corrida ao Senado em 2022, Carlos espera retornar ao Palácio Felipe Camarão e se manter com visibilidade na cena política local. Em fevereiro, entretanto, antes mesmo do ex-pedetista anunciar a mudança de sigla, Dias já havia refutado qualquer tipo de apoio.

Carlos Eduardo, por sua vez, também não demonstra reivindicar o possível apoio do atual mandatário da Prefeitura. Em uma relação marcada por rusgas, o ex-prefeito já afirmou em entrevista que Álvaro quis lhe “dar o osso” ao comentar sobre as articulações passadas para a disputa do ano passado.

O apelo ao nome de Álvaro por alguns pré-candidatos vai na contramão da sua aprovação pela população. Em pesquisa realizada pelo Instituto Seta neste mês, o índice de aprovação da gestão do prefeito de Natal caiu quase pela metade nos últimos três anos, passando de 65% em 2020 para 33,5% em 2023, numa perda de 48 pontos percentuais.

A desaprovação de sua administração também aumentou, passando de 25% em 2020 para 53,4% em 2023. Já o percentual de pessoas que não souberam ou não quiseram responder à pesquisa foi de 10% em 2020 para 13% este ano.

As mais quentes do dia

Apoiar Saiba Mais

Pra quem deseja ajudar a fortalecer o debate público

QR Code

Ajude-nos a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

Este site utiliza cookies e solicita seus dados pessoais para melhorar sua experiência de navegação.