A Polícia Federal (PF) prendeu cinco pessoas no Rio Grande do Norte, nesta quinta (04), durante a Operação Day After, direciona para o cumprimento de mandados de prisão contra colecionadores, atiradores e caçadores (CAC’s), além de donos de armas de fogo em geral.
Ao todo, foram 49 prisões efetuadas hoje, sendo 5 no Mato Grosso, 5 no Pará, 4 em Santa Catarina, 4 no Espírito Santo, 4 no Paraná, 3 no Tocantins, 3 em São Paulo, 2 no Ceará, em Pernambuco, 2 em Goiás, 1 em Sergipe, 1 no Mato Grosso do Sul, 1 no Rio Grande do Sul, além das 5 já citadas no RN.
Foram cumpridos mandados de prisão preventiva, temporária e definitiva. Além da questão das armas, também há presos por dívidas de caráter alimentar.
A Polícia Federal dará início a processos de cassação de porte ou registro de arma de fogo, além de comunicar a situação individual de cada um dos detidos ao Exército, para cassação das autorizações concedidas aos Cac’s.
Durante a Operação foram apreendidas espingardas, pistolas, revólveres e munições. Depois de levados às sedes da PF, os presos foram encaminhados ao sistema prisional dos respectivos estados.
Armas apreendidas:
07 espingardas ou rifles calibres 12, 28 e 36.
15 pistolas cal. 9 mm
4 pistolas cal. 380
2 revólveres cal. 38
1 revolver cal. 357
Munições apreendidas:
491 cartuchos calibres 12, 9 mm e 380 mm