Sindsaúde condena fala de secretário que atribuiu falta de profissionais a atestados falsos
Natal, RN 25 de jun 2024

Sindsaúde condena fala de secretário que atribuiu falta de profissionais a atestados falsos

18 de maio de 2023
Sindsaúde condena fala de secretário que atribuiu falta de profissionais a atestados falsos

Ajude o Portal Saiba Mais a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

A categoria da enfermagem reagiu às falas do secretário de saúde de Natal, George Antunes, que relacionou a falta de profissionais nas Unidades de Pronto-Atendimento (UPA) e a superlotação à possíveis atestados falsos apresentados por enfermeiros. O Sindicato dos Trabalhadores em Saúde do RN (Sindsaúde-RN) prometeu entrar na Justiça contra as ofensas aos profissionais.

Érica Galvão, diretora do sindicato e servidora da Maternidade Municipal Dr. Araken Irerê Pinto, criticou a postura de Antunes ante a “categoria que deu sua vida agora no último período da pandemia da Covid-19”. Ela ainda disse que o Conselho Regional de Medicina também será acionado.

“Porque se o senhor está dizendo que essa categoria está entregando atestados falsos, existe também outra calúnia e difamação contra a categoria médica que deve estar dando atestados falsos também. Isso é uma mentira, uma falácia”, afirmou. 

A técnica ainda cobrou a convocação dos concursados de 2018 que estão no cadastro de reserva para ocupar os postos vazios nas UPAs e hospitais para evitar a superlotação. 

“Vamos ter medidas judiciais contra essa fala infeliz do secretário de Saúde e vamos ao Coren [Conselho Regional de Enfermagem] protocolar um desagravo público também ao secretário que ofendeu toda uma categoria enquanto deveria estar parabenizando essa categoria por estar fazendo todo o trabalho com falta de insumos, com sobrecarga de trabalho e em péssimas condições de trabalho, inclusive passando por assédio moral”, apontou.

Déficit de profissionais é “gritante”, diz Coren

Em nota, o Conselho de Enfermagem também respondeu a George Antunes e disse que também está mobilizando seu setor jurídico. A entidade classificou o episódio como um “desrespeito e desvalorização” à categoria.

“O déficit de profissionais de Enfermagem nas UPAs de Natal é gritante e do conhecimento do Senhor Secretário, que há mais de um ano baixou portaria criando uma Comissão para fazer o dimensionamento dos serviços de saúde. Até hoje nada foi apresentado aos Conselhos Profissionais ou à população que sofre com a superlotação nas unidades. Somado a tudo isso, os profissionais são submetidos a péssimas condições de trabalho, falta de insumos e materiais que provocam o adoecimento dos trabalhadores”, criticou o Coren.

Entenda

Nesta quarta-feira (17), em entrevista à InterTV Cabugi, George Antunes prometeu acionar o Ministério Público, o Conselho Regional de Medicina (Cremern) e a Delegacia Especializada em Falsificações e Defraudações para investigar os supostos atestados falsos recebidos nas unidades. 

Segundo ele, o crime não viria dos médicos, mas dos enfermeiros, e que haveria um comércio ilegal.

“Nós temos atestados que são legítimos, obviamente, nós respeitamos todos esses, alguns que são classificados como graciosos, e outros que já são detectados como atestados falsos”, disse.

"Não são atestados falsos de médicos. Existe um comércio de atestados, venda de atestados, pessoas que falsificam atestados. Isso sim está sendo tratado (...). Eu já tenho um bom número para colocar pra frente e isso vai ser apurado, sim”, alegou.

Procuramos a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) para comentar as falas do titular da pasta, questionar como a denúncia foi apurada e quais as providências já tomadas, mas a secretaria não respondeu até o fechamento desta matéria.

Apoiar Saiba Mais

Pra quem deseja ajudar a fortalecer o debate público

QR Code

Ajude-nos a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

Este site utiliza cookies e solicita seus dados pessoais para melhorar sua experiência de navegação.