UFRN tem Programa de Enfrentamento à Tristeza com vagas para alunos e servidores
Natal, RN 23 de abr 2024

UFRN tem Programa de Enfrentamento à Tristeza com vagas para alunos e servidores

6 de maio de 2023
UFRN tem Programa de Enfrentamento à Tristeza com vagas para alunos e servidores

Ajude o Portal Saiba Mais a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

Acordar e ter vontade suficiente para levantar-se e seguir com as tarefas do dia não é tão simples quanto essa descrição pode parecer. Para as pessoas que enfrentam um quadro de tristeza ou depressão, atividades que para a maioria das pessoas podem parecer simples e que antes eram até rotina, deixam de ser realizadas ou concluídas.

Diante dessa realidade, servidores e alunos da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) com depressão ou que vêm se sentindo constantemente tristes e precisem de investigação clínica, diagnóstico e tratamento, podem agendar consultas online com psiquiatras do Programa de Enfrentamento à Tristeza.

O programa oferece quatro modalidades on-line de tratamentos gratuitos: farmacoterapia (antidepressivo), exercício físico, yoga e meditação. O acompanhamento é feito por meio de consultas com psiquiatra e escalas clínicas. Além disso, ao longo do tratamento será necessário fazer três coletas de sangue no Centro de Biociências da UFRN.

Os agendamentos já começaram nessa última terça (02) e as consultas com psiquiatras estarão disponíveis até o dia 26 deste mês. A marcação pode ser feita pelo site: https://sos-saude.com/version-test ou pelo aplicativo upsaúde, disponível na Google Play Store.

SERVIÇO:

Inscrições: https://sos-saude.com/version-test ou pelo aplicativo upsaúde

Dúvidas: bit.ly/videonoinsta_lmh ou [email protected].

Ajuda do outro lado da linha

Em março deste ano, o Centro de Valorização da Vida (CVV) de Natal abriu vagas para selecionar voluntários para a instituição, formada por cerca de 40 pessoas. O CVV é um serviço gratuito de prevenção do suicídio e apoio emocional. Funciona 24h por dia pelo telefone 188, número gratuito de emergência (é possível ligar mesmo de um celular sem crédito).

O CVV tem 61 anos e a unidade Natal completou 40 anos em 2022. Desde 2016, o sistema passou a ser em rede, graças a uma parceria com o Ministério da Saúde. A instituição realiza, aproximadamente, 3 milhões de atendimentos anuais, feitos por 4.200 voluntários, espalhados em 120 postos.

Natal é a 2ª capital do NE em ranking da depressão

Um levantamento divulgado em abril no ano passado pelo Ministério da Saúde apontou Natal como a segunda capital nordestina com maior número de adultos (pessoas com mais de 18 anos) com diagnóstico de depressão.

Na capital potiguar, 11,8% dos adultos apresentaram esse quadro clínico, ficando atrás apenas de Recife (12,5%). Em Natal, o número de pessoas com depressão ficou até acima da média nacional, em torno de 11,3%.

A pesquisa Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico (Vigitel) foi realizada entre setembro de 2021 e fevereiro de 2022 com 27 mil brasileiros que responderam ao questionário por telefone.

Na sequência da pesquisa, além de Recife (12,5%) e Natal (11,8%), também apareceram no ranking da depressão as cidades de Fortaleza (11,4%), Maceió (11,3%), João Pessoa (11,0%), Aracaju (10,9%), Teresina (10,8%), Salvador (8%) e São Luís (8%).

Apoiar Saiba Mais

Pra quem deseja ajudar a fortalecer o debate público

QR Code

Ajude-nos a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

Este site utiliza cookies e solicita seus dados pessoais para melhorar sua experiência de navegação.