Integrante da ala moderada do Partido Liberal (PL) no Rio Grande do Norte, o deputado federal João Maia vai deixar a presidência estadual da sigla nos próximos dias. Em seu lugar, entrará o senador Rogério Marinho, do setor mais fortemente ligado ao ex-presidente Jair Bolsonaro.
A informação foi confirmada pelo próprio Maia em entrevista ao Diário do RN. O parlamentar disse que a data definitiva para a posse de Rogério deve ser definida em reunião com a Executiva Nacional do PL nesta quarta-feira (14), em Brasília.
Partido histórico do “centrão”, o PL vive uma radicalização à direita desde 2021, quando Bolsonaro se filiou com vistas à reeleição para presidente em 2022 – e foi derrotado.
Na atual direção provisória do PL, eleita em abril do ano passado e com vigência até fevereiro de 2024, Marinho não aparece entre os membros, que tem também Shirley Targino, esposa de Maia, como tesoureira.
Ainda na entrevista ao Diário do RN, o deputado federal foi questionado se sairá da legenda, e evitou comentar o assunto.
“Estou ouvindo muito os mais chegados, mas ainda sem definição”, afirmou
De acordo com a publicação, uma das metas de Rogério ao assumir a presidência do PL no RN é fortalecer o partido para o próximo ano e “esquentar” a sigla para a disputa de 2026. Seu objetivo é ser candidato a governador, em uma eleição que não terá Fátima Bezerra (PT) como candidata, já que ela está no mandato da reeleição.
Procurado pela agência Saiba Mais, João Maia disse que não falará sobre o assunto nesta quarta (14). Rogério Marinho também informou que não irá se pronunciar.