As curiosidades de Natal ao pé do ouvido: podcast reúne história da cidade em 8 episódios
Natal, RN 17 de jul 2024

As curiosidades de Natal ao pé do ouvido: podcast reúne história da cidade em 8 episódios

3 de junho de 2023
As curiosidades de Natal ao pé do ouvido: podcast reúne história da cidade em 8 episódios

Ajude o Portal Saiba Mais a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

 Natal é uma cidade de muitos prédios históricos, mas na correria do dia a dia, a gente acaba passando só pela calçada. Depois de muita pesquisa e meses de idas e vindas a arquivos digitais e entrevistas, a jornalista Lara Paiva, idealizadora do blog Bechando, decidiu contar parte da nossa história no podcast PodBrechar.

Ao todo, são oito episódios explicando um rico pedaço de nossas belezas arquitetônicas. O projeto é financiado pelo SESC Cultural na categoria de Pluralidade das Artes. 

Estão lá informações importantes sobre a igreja do Galo, o Instituto Histórico Geográfico, o Museu Café Filho, a Catedral Metropolitana, o Forte dos Reis Magos, a Pinacoteca do Estado, a igreja Matriz de Nossa Senhora da Apresentação e a Casa da Ribeira.

Os programas estão disponíveis gratuitamente no spotify e no canal do youtube. Ouça o episódio sobre a Casa Ribeira e acesse os demais programas abaixo:

[embed]https://www.youtube.com/playlist?list=PLLxONs9vR9TGhS983kvdfHrEqBCTbVrBN[/embed]

Os tesouros escondidos pela cidade

 “Foi muito difícil porque alguns museus e prédios históricos estão fechados e a gente, tanto eu tanto João, que é o editor, só tinha tempo livre pra gravar na hora do almoço. O Museu Café Filho, por exemplo, está fechado e os poucos arquivos que tinha na internet era do site Memória Viva, que foi deletado e quase não tinha um arquivo em cache sobre o assunto, então tive  que pesquisar em TCC’s (trabalho de conclusão de curso, na universidade). Nós começamos as gravações em junho do ano passado e só terminamos agora, em abril”, conta Lara.

Na visão de Lara, o projeto contribui tanto para a formação cultural do natalense como para o turista que visita a cidade:

“O Museu de Arte Sacra está fechado desde a pandemia e o Museu de Arte Sacra está aberto só pelas manhãs. São pequenas informações que estão escondidas pela cidade e que vale a pena você turistar. Com essa visita aos prédios históricos quis mostrar que Natal tem história sim, e que vale a pena descobrir esses tesouros escondidos pela cidade”, convida.

Apoiar Saiba Mais

Pra quem deseja ajudar a fortalecer o debate público

QR Code

Ajude-nos a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

Este site utiliza cookies e solicita seus dados pessoais para melhorar sua experiência de navegação.