Beba com consciência: MST lança Campesina, cerveja produzida no RN com receita tradicional irlandesa
Natal, RN 12 de abr 2024

Beba com consciência: MST lança Campesina, cerveja produzida no RN com receita tradicional irlandesa

23 de junho de 2023
3min
Beba com consciência: MST lança Campesina, cerveja produzida no RN com receita tradicional irlandesa

Ajude o Portal Saiba Mais a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

A partir deste sábado (24), quem estiver por Natal (RN) vai poder experimentar a Campesina, cerveja do tipo Red Ale lançada pelo Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) no Rio Grande do Norte.

O Red Ale é um estilo originário da Irlanda, as primeiras foram produzidas por volta de 1710. A ideia partiu do setor de produção do MST para que as pessoas tivessem acesso a uma cerveja de qualidade, que fortalecesse a ideia do Movimento, a questão social. Ela é produzida pela Cervejaria Resistência, que é direcionada e orientada por questões sociais e progressistas”, explica Anderson Barra, advogado e idealizador da Cervejaria Resistência.

Inicialmente, a Campesina será comercializada na Cervejaria Resistência, na secretaria do MST no bairro da Cidade Alta, nas feiras e, futuramente, no Armazém do Campo, na Ribeira. Mas, a proposta é de também levar a cerveja para outras regiões do país.

Além disso, também há planos de desenvolver outras receitas utilizando frutas orgânicas produzidas nos acampamentos do MST no RN.

Temos a ideia de desenvolver receitas com produtos orgânicos oriundos dos assentamentos do MST como, por exemplo, o caju e cajá. Queremos trazer a discussão da cerveja como um alimento que também pode ser saudável, tanto na produção, quanto no consumo consciente”, defende Erica Rodrigues, integrante da direção Nacional do MST.

“É uma cerveja com identidade potiguar, com caráter bem regional. A ideia é que num futuro bem próximo sejam produzidas outras cervejas utilizando frutas e insumos da produção do próprio MST daqui, como já aconteceu quando a Resistência produziu uma cerveja chamada Luiz Maranhão com caju fornecido pelo MST”, revela Anderson Barra.

A ideia para criar a Campesina surgiu depois de uma oficina realizada pelo MST em 2021.

“Em 2021 o MST participou de uma oficina de produção de cerveja ministrada pela própria cervejaria, onde aprendemos todo o processo, fervura, fermentação, armazenamento e etc, foram muitas trocas de experiências até surgir a ideia inicial de lançar a ‘Campesina’, nome que homenageia as mulheres do campo”, ressalta Erica Rodrigues.

Para quem quiser unir o útil ao agradável neste final de semana, a cerveja Campesina será lançada a partir das 18h30 na Cervejaria Resistência, que fica no bairro de Ponta Negra, em Natal.

Apoiar Saiba Mais

Pra quem deseja ajudar a fortalecer o debate público

QR Code

Ajude-nos a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

Este site utiliza cookies e solicita seus dados pessoais para melhorar sua experiência de navegação.