Conheça Iury Matias, potiguar que venceu Prêmio Profissionais da Música 2023 como melhor instrumentista popular
Natal, RN 23 de jun 2024

Conheça Iury Matias, potiguar que venceu Prêmio Profissionais da Música 2023 como melhor instrumentista popular

6 de junho de 2023
Conheça Iury Matias, potiguar que venceu Prêmio Profissionais da Música 2023 como melhor instrumentista popular

Ajude o Portal Saiba Mais a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

O guitarrista potiguar Iury Matias venceu o Prêmio Profissionais da Música 2023, na categoria Instrumentista Popular Masculino Norte/Nordeste. A sétima edição do Prêmio foi realizada de 1º a 4 de junho, em Brasília.

Iury concorreu também nas categorias Autor (letra e música), Autor (Instrumental) e Produtor Musical (single, EP e álbum digital).

Ele conta que foram muitas inscrições. “Participei dessa edição, que teve inscrições ano passado. Eles fazem triagem para escolher os que vão para avaliação e primeira etapa de votação. O que importa é que tem uma curadoria inicial, uma votação fechada para que os profissionais selecionados possam votar entre si, depois o voto aberto, do júri popular, e termina com os votos da comissão técnica deles.”, explica.

Com o tema “Um país para reconstruir”, a premiação é regionalizada. “A proposta do prêmio é levantar os pilares da cultura brasileira através de cada região. Durante os quatro dias do evento falou-se muito nessa descentralização da cultura do Brasil, entendendo que é um país de proporções continentais e temos muitas regiões a serem contempladas, produzindo coisas muito boas”.

Apenas Iury representou o Rio Grande do Norte. Ele destaca ainda que o prêmio é amplo, contemplando desde profissionais de montagem, passando pelas equipes técnicas, arranjadores, letristas, intérpretes e ainda artistas segmentados pelo gênero musical (samba, metal, reggae, forró, eletrônico,...).

Iury Matias

Nascido em Natal, Iury tem 40 anos de idade e trabalha na área há mais de 20 anos, é licenciado em Música pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) e técnico em Música com habilitação em Guitarra Elétrica.

Passou a adolescência em Mossoró e lá deu os primeiros passos na jornada musical. “Comecei fora do ambiente da Escola de Música, toquei com alguns grupos em Mossoró, depois me mudei pra Natal pra estudar e fiz minha carreira tocando com artistas aqui da cidade e mais adiante com meu trabalho autoral”, lembra o artista.

Iury Matias | Foto: Luana Thayze

Atuou em diferentes estados do Brasil e alguns países da Europa, onde viveu entre 2013 e 2020. Teve a oportunidade de se apresentar na Espanha, Itália, Suíça, Bélgica, passando por Cabo Verde e cidades de Portugal. Foi professor em escolas regulares de ensino da rede privada e pública no Brasil e em Portugal, onde também fez produção musical.

Acompanhou artistas estrangeiros como Noa, Rui David, Aníbal Zola e nacionais, Aíyra, Gabi Buarque, Livia Mattos, Camila Reis, Caio Padilha, Letto, Riccelly Guimarães, Silvia Sol, dividindo palco com nomes como Armando Tito, Elza Soares e Zezé Motta.

Trabalha o álbum autoral “Outro Tempo” (2021), que apresenta o Brasil “nordestino afro indígena” em contraponto com o jazz que rodeia seu estilo.

Sem música preferida, Iury cita "Cheiro de Chuva" para representar a sonoridade de suas composições. A canção “tem um universo rítmico mais diverso, passando por baião, funk, maracatu… Na instrumentação até tem alfaias, pífanos, pandeiro, dialogando com guitarra , saxofone, piano”, descreve.

[embed]https://www.youtube.com/watch?v=GWp6_KDOUgc[/embed]

As mais quentes do dia

Apoiar Saiba Mais

Pra quem deseja ajudar a fortalecer o debate público

QR Code

Ajude-nos a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

Este site utiliza cookies e solicita seus dados pessoais para melhorar sua experiência de navegação.