Em recital, potiguares resgatam música erudita feita por mulheres
Natal, RN 16 de jul 2024

Em recital, potiguares resgatam música erudita feita por mulheres

8 de junho de 2023
Em recital, potiguares resgatam música erudita feita por mulheres

Ajude o Portal Saiba Mais a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

O duo DaMas diFusas, composto por Daliana Cavalcanti (soprano) e Mayssára Rafaella (pianista), apresenta o recital “Mulheres tocam Mulheres”, na próxima terça-feira, 13 de junho, às 20h. O show será gratuito, no Auditório Oriano de Almeida, mais conhecido como Miniauditório, da Escola de Música da UFRN.

O recital é composto por música erudita escrita exclusivamente por mulheres, do Brasil e do mundo. As musicistas justificam que essas compositoras "tiveram seu espaço negado, não apenas na época a que pertenciam, mas nos livros de História da Música e nas aulas dos institutos de ensino musical, até os dias de hoje".

Por isso, fizeram uma extensa pesquisa para descobrir essas mulheres e as partituras que escreveram, já que a maioria delas e de suas obras são desconhecidas e, algumas delas, inéditas em Natal/RN e em muitos cantos do país e do mundo.

No primeiro bloco, o duo vai apresentar Hildegard von Bingen, Barbara Strozzi, Fanny Mendelssohn, Clara Schumann, Cécile Chaminade, Lili Boulanger e Florence B. Price. No segundo, tocam as brasileiras Babi de Oliveira, Maura Palhares Machado, Kilza Setti, Chiquinha Gonzaga e Daliana Cavalcanti.

A apresentação é uma homenagem às compositoras, mas também às intérpretes do repertório clássico, gênero musical que ainda tem predominância masculina, e ao público feminino em geral, que precisa exercer protagonismo e ocupar os espaços públicos.

“Mulheres tocam Mulheres” é o segundo recital do duo, e está sendo realizado pelo Sesc RN, com apoio da EMUFRN.

O primeiro recital do duo, estreado neste ano, foi o “Poti-Brasil em Cantos e Teclas”, com canções brasileiras.

O duo

DaMas diFusas foi criado em 2022 pelas musicistas Daliana Cavalcanti (soprano) e Mayssára Rafaella (pianista). O nome "DaMas" foi escolhido por juntar as sílabas iniciais de Daliana e Mayssára, enfatizando a presença feminina do duo.

Já a palavra “diFusas” é derivada do verbo “difundir”, pois pretende divulgar, ampliar e estender essa representação de mulheres e, ao mesmo tempo, faz alusão à “fusa”, uma figura rítmica musical, para demonstrar que é um duo de mulheres musicistas.

Ambas as musicistas têm formação técnica e também são bacharéis em Música, pela EMUFRN. A cantora lírica é também mestra em Artes Cênicas pelo PPGArC/Deart/UFRN.

Apoiar Saiba Mais

Pra quem deseja ajudar a fortalecer o debate público

QR Code

Ajude-nos a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

Este site utiliza cookies e solicita seus dados pessoais para melhorar sua experiência de navegação.