Com representações de todas as regiões do estado, a Federação dos Trabalhadores e Trabalhadoras da Agricultura Familiar do Rio Grande do Norte (FETRAF-RN) apresentou, na última quarta-feira (07), uma pauta de reivindicações da agricultura familiar ao Governo do RN. A entrega do documento foi feita pela Coordenadora Geral da FETRAF/RN e CONTRAF-Brasil, Josana Lima, que ressaltou a importância do diálogo contínuo entre o governo e a federação, a fim de atender às demandas dos trabalhadores rurais que contribuem para levar uma alimentação saudável à mesa de todos os brasileiros.
“É de fundamental importância o governo ouvir as demandas dos homens e mulheres do campo, que trabalham para levar uma alimentação saudável à mesa de todos os Brasileiros e Brasileiras“, afirmou Josana Lima ao falar da expectativa de que o setor continue a se fortalecer, impulsionando o crescimento econômico e social do Rio Grande do Norte.
Durante o encontro, representantes sindicais destacaram a importância do diálogo constante e falaram do trabalho desenvolvido nos municípios em parceria com o governo estadual, visando à transformação da vida daqueles que praticam uma agricultura sustentável.
Da mesma forma, a governadora Fátima Bezerra, ao relembrar da luta histórica da FETRAF no RN, enfatizou a parceria estratégica entre o governo e a federação. Ela destacou a implementação de ações que se tornaram referência regional e nacional, como a inclusão da produção sustentável, acesso a mercados, governança fundiária, segurança hídrica e inovação. A chefe do executivo estadual ressaltou o compromisso contínuo do governo estadual com os agricultores e agricultoras familiares.
No encontro, a governadora assegurou a continuidade e ampliação dos programas de apoio ao setor, como o Programa de Aquisição de Alimentos da Agricultura Familiar (Pecafes), que destina no mínimo 30% das aquisições do Estado ao setor, e o Programa Algodão Agroecológico Potiguar. A assistência técnica, o acesso a novos mercados e a comercialização também foram destacados como prioridades.
Além dessas ações, o Governo do RN mantém incentivos para a permanência das famílias no campo por meio do programa “Gente do Campo”. Atualmente, 100 jovens e adultos estão matriculados em cursos de graduação em Agroecologia, enquanto outros 50 alunos frequentam cursos de pós-graduação em desenvolvimento rural.
“Nosso compromisso com o desenvolvimento rural é prioridade. Desde 2019, quando criamos a Secretaria de Estado do Desenvolvimento Rural e Agricultura Familiar vimos definindo e estabelecendo políticas públicas para as famílias do campo. Recentemente, junto ao Ministério do Desenvolvimento Social conseguimos recursos no valor de R$ 11,5 milhões, para agregar mais 2.500 famílias ao Programa Agroecológico Potiguar, que já é vitorioso e beneficia também famílias quilombolas“, afirmou Fátima Bezerra, para informar que também será criado um comitê, formado por representantes do Estado e da Fetraf, para acompanhar as ações.
Durante a reunião, os dirigentes da FETRAF entregaram uma pauta de reivindicações que abrangia diversas demandas, como a perfuração de poços, captação de água, assistência técnica, kits para geração de energia, linhas de financiamento, habitação rural e ampliação das áreas de produção orgânica. A governadora Fátima Bezerra afirmou que essas reivindicações são muito bem-vindas e serão tratadas com total atenção, seguindo a prática adotada nos últimos anos. Ela mencionou também que, durante uma recente missão à China, tratou-se da mecanização para o pequeno produtor e manteve contato com universidades e indústrias interessadas em testar a viabilidade de máquinas e equipamentos no Rio Grande do Norte.