FETRAF apresenta pauta de reivindicações da agricultura familiar ao Governo do RN
Natal, RN 24 de abr 2024

FETRAF apresenta pauta de reivindicações da agricultura familiar ao Governo do RN

11 de junho de 2023
FETRAF apresenta pauta de reivindicações da agricultura familiar ao Governo do RN

Ajude o Portal Saiba Mais a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

Com representações de todas as regiões do estado, a Federação dos Trabalhadores e Trabalhadoras da Agricultura Familiar do Rio Grande do Norte (FETRAF-RN) apresentou, na última quarta-feira (07), uma pauta de reivindicações da agricultura familiar ao Governo do RN. A entrega do documento foi feita pela Coordenadora Geral da FETRAF/RN e CONTRAF-Brasil, Josana Lima, que ressaltou a importância do diálogo contínuo entre o governo e a federação, a fim de atender às demandas dos trabalhadores rurais que contribuem para levar uma alimentação saudável à mesa de todos os brasileiros.

"É de fundamental importância o governo ouvir as demandas dos homens e mulheres do campo, que trabalham para levar uma alimentação saudável à mesa de todos os Brasileiros e Brasileiras", afirmou Josana Lima ao falar da expectativa de que o setor continue a se fortalecer, impulsionando o crescimento econômico e social do Rio Grande do Norte.

Durante o encontro, representantes sindicais destacaram a importância do diálogo constante e falaram do trabalho desenvolvido nos municípios em parceria com o governo estadual, visando à transformação da vida daqueles que praticam uma agricultura sustentável.

Da mesma forma, a governadora Fátima Bezerra, ao relembrar da luta histórica da FETRAF no RN, enfatizou a parceria estratégica entre o governo e a federação. Ela destacou a implementação de ações que se tornaram referência regional e nacional, como a inclusão da produção sustentável, acesso a mercados, governança fundiária, segurança hídrica e inovação. A chefe do executivo estadual ressaltou o compromisso contínuo do governo estadual com os agricultores e agricultoras familiares.

No encontro, a governadora assegurou a continuidade e ampliação dos programas de apoio ao setor, como o Programa de Aquisição de Alimentos da Agricultura Familiar (Pecafes), que destina no mínimo 30% das aquisições do Estado ao setor, e o Programa Algodão Agroecológico Potiguar. A assistência técnica, o acesso a novos mercados e a comercialização também foram destacados como prioridades.

Além dessas ações, o Governo do RN mantém incentivos para a permanência das famílias no campo por meio do programa "Gente do Campo". Atualmente, 100 jovens e adultos estão matriculados em cursos de graduação em Agroecologia, enquanto outros 50 alunos frequentam cursos de pós-graduação em desenvolvimento rural.

"Nosso compromisso com o desenvolvimento rural é prioridade. Desde 2019, quando criamos a Secretaria de Estado do Desenvolvimento Rural e Agricultura Familiar vimos definindo e estabelecendo políticas públicas para as famílias do campo. Recentemente, junto ao Ministério do Desenvolvimento Social conseguimos recursos no valor de R$ 11,5 milhões, para agregar mais 2.500 famílias ao Programa Agroecológico Potiguar, que já é vitorioso e beneficia também famílias quilombolas", afirmou Fátima Bezerra, para informar que também será criado um comitê, formado por representantes do Estado e da Fetraf, para acompanhar as ações.

Durante a reunião, os dirigentes da FETRAF entregaram uma pauta de reivindicações que abrangia diversas demandas, como a perfuração de poços, captação de água, assistência técnica, kits para geração de energia, linhas de financiamento, habitação rural e ampliação das áreas de produção orgânica. A governadora Fátima Bezerra afirmou que essas reivindicações são muito bem-vindas e serão tratadas com total atenção, seguindo a prática adotada nos últimos anos. Ela mencionou também que, durante uma recente missão à China, tratou-se da mecanização para o pequeno produtor e manteve contato com universidades e indústrias interessadas em testar a viabilidade de máquinas e equipamentos no Rio Grande do Norte.

Apoiar Saiba Mais

Pra quem deseja ajudar a fortalecer o debate público

QR Code

Ajude-nos a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

Este site utiliza cookies e solicita seus dados pessoais para melhorar sua experiência de navegação.