Menor cidade do RN tem mais eleitores que habitantes e eleições com candidato único
Natal, RN 23 de abr 2024

Menor cidade do RN tem mais eleitores que habitantes e eleições com candidato único

29 de junho de 2023
2min
Menor cidade do RN tem mais eleitores que habitantes e eleições com candidato único

Ajude o Portal Saiba Mais a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

Cidade encravada no Oeste potiguar, Viçosa possui menos de dois mil habitantes e carrega uma marca curiosa: possui mais eleitores do que moradores. 

Com os resultados do Censo 2022, divulgado nesta quarta-feira (28) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a cidade potiguar manteve a marca de menor município do Rio Grande do Norte em número de habitantes. São 1822 moradores registrados, que a deixam na posição 167 no Estado, além de estar na 1.790ª colocação na região Nordeste e 5.481ª colocação no Brasil.

Em comparação com o Censo de 2010, a cidade teve um leve crescimento, com ganho de mais 204 moradores. É ainda a única cidade potiguar que não ultrapassa a casa de dois mil habitantes. 

O município está a cerca de 131 km de Mossoró, cidade polo da região Oeste, e a cerca de 375 km de Natal, capital do Estado. Com uma população tão pequena, Viçosa consegue ter, curiosamente, mais eleitores do que habitantes. 

Segundo dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) de maio de 2023, o município tem 1884 eleitores cadastrados, diferença de 62 pessoas. O tamanho reduzido ainda fez com que a cidade não tivesse sequer disputa para a Prefeitura na última eleição municipal, de 2020. O prefeito Victor Ramon Alves (Republicanos) foi eleito com 1340 votos sem ter nenhum concorrente.

Não foi a primeira vez que isto ocorreu. Em 2016 duas candidaturas foram registradas, mas em outras disputas, como nas de de 2012, 2008 e 2004, a pessoa que se candidatou a chefiar o Executivo viçosense não enfrentou disputa. 

Para a Câmara Municipal, a situação também chama atenção: o município tem direito a eleger nove vereadores. Em 2020, 10 se candidataram, e o único candidato derrotado perdeu o mandato por apenas um voto. Além disso, todos os concorrentes eram de um mesmo partido, o Republicanos, sigla do prefeito. 

Já de acordo com o Censo Escolar divulgado em 2021, Viçosa tem quatro escolas, sendo três municipais e uma estadual. São 63 matrículas em creche, 53 na pré-escola, 236 no ensino fundamental e 66 no ensino médio, somando ao todo 429 estudantes.

As mais quentes do dia

Apoiar Saiba Mais

Pra quem deseja ajudar a fortalecer o debate público

QR Code

Ajude-nos a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

Este site utiliza cookies e solicita seus dados pessoais para melhorar sua experiência de navegação.