Novas parcerias da Cooperativa Cultural promovem a democratização do acesso à leitura na UFRN
Natal, RN 25 de jun 2024

Novas parcerias da Cooperativa Cultural promovem a democratização do acesso à leitura na UFRN

27 de junho de 2023
3min
Novas parcerias da Cooperativa Cultural promovem a democratização do acesso à leitura na UFRN

Ajude o Portal Saiba Mais a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

 Por Andryer Mendes

A Cooperativa Cultural celebra em junho duas parcerias com foco na democratização do acesso à leitura na UFRN. A primeira delas é com o Festival Urbanocine que, por meio da campanha de arrecadação de livros não didáticos, vai destinar títulos à biblioteca da escola indígena Saramandaia, na comunidade Santa Terezinha, municipio de João Câmara.  A segunda parceria é com o Departamento de Arquitetura da UFRN, que promove um concurso para a criação da identidade visual dos 50 anos do curso.

Essas duas ações são claros exemplos recentes de como a livraria continua desempenhando um papel vital na democratização do acesso à cultura em todo o estado.

No que se refere à campanha de arrecadação de livros, além de servir como ponto de coleta, a Cooperativa Cultural também fará doações de alguns títulos.

“Achamos essa ação de extrema importância e nos disponibilizamos para colaborar com a comunidade para que enriqueça seu acervo”, disse o presidente da Cooperativa Cultural, José Correia.

Para o pedagogo e mestre em Antropologia, Dioclécio Mendonça, que também é indígena, a articulação entre a livraria universitária e o Festival sera essencial por promover ações como ponto de coleta, doação de livros, assim como também divulgação da campanha em suas redes sociais.

"Agradecemos pela articulação e ficamos imensamente felizes ao saber que poderemos inaugurar a biblioteca Samuel. Esse acervo terá um papel fundamental ao promover e estimular o hábito da leitura em nossa escola. Acreditamos que o acesso à leitura é um direito fundamental de todos e nos sentimos gratificados em poder contribuir para a formação cultural e educacional da comunidade indígena na região interiorana do estado”, disse a vice-presidente da Cooperativa, Wani Pereira.

Concurso 

Sobre o concurso para a criação da identidade visual dos 50 anos do Departamento de Arquitetura da UFRN, a Cooperativa disponibilizou  uma seleção de livros sobre arquitetura que farão parte da premiação dos vencedores do concurso.

“Títulos na área podem ter um custo bastante elevado e a presença deles na premiação do concurso facilita o acesso aos ganhadores do concurso. Fato é que a Cooperativa ao longo de seus 46 anos vem disponibilizando o melhor acervo técnico possível para os estudantes da UFRN. Estamos sempre trabalhando e articulando para facilitar o acesso dos estudantes aos temas de maior relevância para sua formação”, avaliou José Correia.

O concurso é destinado a estudantes e ex-estudantes do Departamento de Arquitetura e permite a formação de equipes também com alunos de design ou publicidade, visando estimular a criação de propostas inovadoras. As inscrições já terminaram e resultado será divulgado dia 29 de junho.

Apoiar Saiba Mais

Pra quem deseja ajudar a fortalecer o debate público

QR Code

Ajude-nos a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

Este site utiliza cookies e solicita seus dados pessoais para melhorar sua experiência de navegação.